Cidades para quem ama pedalar

Já se imaginou conhecendo a magia de grandes cidades de bike? Além de ser uma experiência única conhecer os pontos mais famosos de uma região pedalando, também é um jeito saudável e econômico.

Muitos países estão investindo pesado em ciclovias, permitindo que a população e os turistas fujam do trânsito caótico e ajudem a preservar o meio ambiente, diminuindo a quantidade de poluentes lançados na atmosfera.

Veja algumas cidades perfeitas para passear de bicicleta, sentindo a brisa no rosto enquanto aprecia cada detalhe da sua viagem:

Curitiba – Paraná

A capital paranaense é considerada modelo de mobilidade urbana no Brasil, ocupando a quinta posição na classificação das melhores cidades para pedalar.

Com cerca de 190 km de ciclovias que se dividem, os mais procurados e com menor dificuldade são os que levam aos principais pontos turísticos da cidade: Ópera de Arame, Parque Barigui e Jardim Botânico.

São Paulo – SP

São Paulo detém o nome de Capital Urbana da Bicicleta desde 2017, possuindo a maior malha cicloviária da América Latina, superando o Rio de Janeiro, oferecendo mais de 460 km de ciclovia para seus habitantes.

Os melhores roteiros para conhecer a cidade de bike são o “Centro Histórico”, “Da Luz a Liberdade”, “De parque em parque” e “Da Avenida Paulista ao Ibirapuera”.

Caso prefira um passeio em grupo, junte-se ao Bike Tour SP. O grupo oferece um tour gratuito com bicicletas cedidas pelo próprio projeto em troca de doações para famílias em situação de vulnerabilidade.

Recife – Pernambuco

Domingo é dia de pedalar na capital pernambucana. A ciclofaixa de turismo e lazer foi inaugurada há cinco anos e conta com 36 km de faixas exclusivas para bikes, patins e skates aos domingos.

Toda a ciclofaixa tem como destino a Zona Portuária, passando por mais de 30 bairros, cruzando as Zonas Norte, Zona Oeste e Zona Sul. Na Zona Norte, o ciclista irá passar pelo Teatro Santa Isabel, Parque da Jaqueira, Palácio do Campo das Princesas e Centro de Artesanato. Na Zona Oeste, a Lagoa do Araçá, Ponte da Boa Vista e Casa da Cultura são os destaques do passeio e na Zona Sul, as atrações são a Praia da Boa Viagem, o Parque Dona Lindu e o Forte das Cinco Pontas.

Rio de Janeiro – RJ

Os 450 km de ciclovia da capital carioca cortam as regiões norte, sul, oeste, centro e algumas trilhas que levam a mirantes, como a Vista Chinesa e Paineiras, além de interligar diversos pontos turísticos da cidade, como as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon.

A prefeitura carioca incentiva o cicloturismo, oferecendo um mapa cicloviário que o turista pode acessar no site oficial, com todas as rotas da cidade.

Bonito – Mato Grosso do Sul

A cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul é uma ótima opção para quem busca um roteiro cheio de experiências únicas. O passeio da Trilha da Lagoa está entre os mais encantadores, tendo 17 km de extensão (ida e volta), onde o turista irá pedalar às margens do Rio Formoso.

Copenhagen – Dinamarca

Copenhagen está no topo do ranking das cidades mais amigáveis para bikes do mundo, contando com mais de 400 km de ciclovias, regras de trânsito e horário de pico exclusivo para bicicletas.

As locadoras de bike estão espalhadas por toda a cidade, então, se visitar o local, não deixe passar a oportunidade de alugar uma bicicleta e explorar as maravilhas que essa cidade tem a oferecer.

Amsterdã – Holanda

A bicicleta é um dos principais meios de transporte dos habitantes da capital holandesa, portanto, todas as suas ruas são adaptadas para a prática do ciclismo, com ciclovias, sinalização e estacionamento exclusivo para bikes.

Assim como em Copenhagen, é possível alugar uma bicicleta e se divertir enquanto explora a cidade.

Planeje sua viagem

Agora que você conhece as melhores cidades do Brasil e do mundo para pedalar, que tal programar sua viagem com o maior clube de turismo programado do Brasil? Apenas o associado do Clube Candeias tem à disposição uma plataforma de reservas online, rede de atendimento exclusiva e muitas outras vantagens. Além disso, o Clube dispõe de unidades próprias em diversas cidades brasileiras, como é o caso de Bonito-MS.

Acesse o site e confira.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?