Cinco lugares lindos para conhecer no Alentejo

Viajar para o Alentejo é uma ida aos contos de fadas, com seus castelos medievais e os melhores vinhos do mundo.

Se viajar é bom, conhecer lugares diferentes é melhor ainda. Assim é Alentejo, em Portugal. Uma ida aos contos de fadas, com seus castelos medievais e os melhores vinhos do mundo.

Alguns turistas preferem os lugares mais badalados da Europa ou, até mesmo em Portugal. Outros ficam em Lisboa ou na cidade do Porto, mas perdem de visitar as belezas das cidades de Alentejo.

Com 27.000 Km² é a maior região portuguesa com paisagens de tirar o fôlego e voltar no tempo visitando igrejas e castelos da idade média e, com sorte, encontrar alguns resquícios do período pré-histórico.

A família com certeza vai adorar passear pelas ruas tranquilas com suas casinhas brancas. Ou, até mesmo, percorrer quilômetros de estradas apreciando os belos vinhedos até chegar as praias belíssimas para passar um dia ao ar livre, praticando esporte ou só tomando sol e se deliciando com as comidas alentejanas.

Quando conhecer Alentejo

Bem conhecida pelo clima quente a região é ideal para ser visitada em qualquer época do ano, mas é bom saber que as temperaturas nos meses de julho e agosto podem chegar a 50º – bom para curtir as praias. De agosto a outubro já é mais suave e ainda dá para participar da vindima – colheita da uva. O inverno por lá também é bastante frio, mas se gostar essa é a melhor época para conhecer o interior alentejano.

Alentejo possui paisagens que encantariam qualquer turista, vamos mostrar cinco lugares para visitar e se apaixonar:

Mértola

Em tempos remotos foi uma cidade muçulmana e, por isso mesmo, é possível apreciar alguns vestígios dessa época, como construções e até uma Mesquita que virou igreja católica, em funcionamento. Mértola oferece uma linda vista do rio Guadiana que corta a cidade. Vale a pena visitar esse paraíso bucólico.

Évora

Está entre as mais lindas do mundo. Seu templo foi construído em homenagem ao imperador romano, Augusto. Porém, foram os nobres portugueses que construíram palácios, capelas e a catedral gótica. Não se pode deixar de visitar o Templo de Diana nem a Capela dos Ossos, onde se arrepiará só de olhar centenas de ossos humanos nas paredes e teto.

Para relaxar uma passada nos cafés, bares ou restaurantes da cidade para degustar o que há de melhor no local.

Elvas

Tenha uma experiência única ao entrar nesse lugar que fica tão próximo da Espanha. Ela tornou-se a cidade mais fortificada da Europa a partir de 1640, por conta da guerra contra a Espanha. Faça um passeio pelo centro histórico, caminhando devagar e apreciando as Muralhas Seiscentistas ou vá à Praça da República, à Casa da Cultura e outros lugares igualmente agradáveis.

Terena

Essa pequena e bela vila alentejana tornou-se importante ao defender a fronteira portuguesa graças ao seu castelo datado do século XIII. Esqueça o mundo passeando pelas pitorescas ruas, apreciando a graciosidade das casas que parecem convidar para um café.

Castelo de Vide

Como cidade histórica é tão encantadora e convidativa quanto as outras, porém o que vai fazer voltar para uma visita são os moradores que acolhem o turista como se fosse da família. O castelo no topo chama atenção por ainda ser habitado e dá para assistir o concurso da rua mais florida. Finalize com um passeio pela sinagoga e algumas judiarias.

Organize sua viagem sem atropelos procurando profissionais que oferecem o melhor. No Clube Candeias você poderá encontrar inúmeras vantagens, como unidades próprias e plataforma online para reserva de hotéis – tudo sem sair de casa. Além disso, o Clube oferece um programa de recompensas – cada viagem vale um ponto. Saiba mais aqui.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?