Circuito Caravaggio: tradição italiana no Espírito Santo

Famosa terra dos colibris, Santa Teresa, no Espírito Santo, é um lugar cheio de charme e ideal para quem gosta do clima agradável de montanha.

Famosa terra dos colibris, Santa Teresa, no Espírito Santo, é um lugar cheio de charme e ideal para quem gosta do clima agradável de montanha. As uvas e os vinhos são os grandes atrativos da região, devido à colonização italiana. Vale destacar que a cidade é responsável por mais de 700 toneladas de uva por ano. Além das vinícolas, é possível desfrutar de geleias, sucos e espumantes.

Para chegar ao Circuito Caravaggio, é preciso passar pelo centro de Santa Teresa e pegar a estrada para Itarana. Nesse percurso, são 14 Km de estrada reunindo ótima gastronomia, cultura, belezas naturais, cachoeiras, pousadas, artesanato em madeira e vinícolas abertas para degustação de vinhos e licores.

Um fato interessante é que o nome Caravaggio surgiu em homenagem a Virgem do Caravaggio, santa originária da Itália. Inclusive, ao longo da estrada para o Circuito, a Capela Nossa Senhora do Caravaggio, está localizada na encosta de uma das centenas de montanhas que formam o vale. Logo atrás da capela, é possível se deslumbrar com o visual incrível do Mirante Vale Caravaggio.

Para quem adora aventuras radicais, a Rampa de Voo Livre Amauri Fernandes é mais uma atração. Com quase mil metros de altitude, o acesso é feito por uma íngreme estrada de terra. Em compensação, você terá uma visão panorâmica de quase 360° da região.

Se você gosta de apreciar um espumante enquanto observa a natureza, a Casa dos Espumantes é uma ótima pedida. Cercada por montanhas e com 40% de Mata Atlântica em sua volta. Foi a primeira vinícola a desenvolver o método Champenoise de Verificação do Espírito Santo. Aproveite sua visita para saborear o delicioso espumante de jabuticaba, exclusivo e original da região.

Quando estiver passeando no Circuito Caravaggio, uma boa parada para almoço é no Villaggio Zamprogno, um restaurante italiano perfeito para degustar o nhoque de batata com recheio de queijo, mel na manteiga de ervas e filé mignon com creme de queijo, além de diversas massas e cervejas artesanais.

Para os amantes de licores, a Casa Dei Liquori é um lugar especial, inclusive você pode ter a sensação de estar na Europa. São 20 tipos de licores artesanais, difícil vai ser escolher um só com tanta variedade.

O que não falta é opção para se divertir no Circuito Caravaggio.

Ao passar por Santa Teresa, antes ou depois de fazer o circuito, não deixe de visitar o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, composto por uma área verde com mais de 77.000 metros quadrados, que abriga fauna e flora nativas, além de dezenas de espécies de aves. Situado no centro da cidade, é um lindo cenário de natureza viva para os visitantes. Realmente é impressionante!

Para fechar o passeio, a loja da Fábrica Claids de Biscoitos é mais uma parada que você vai adorar. Ambiente aconchegante, biscoitos deliciosos, caseiros e dos mais variados tipos para você experimentar e levar para casa. É possível também encontrar pães, bolos, doces, tortinhas e até mesmo linhas especiais feitas com farinha integral, sem açúcar ou sem lactose.

Depois das nossas dicas, aposto que deve ter batido uma vontade de conhecer o Circuito Caravaggio, não é mesmo?

Torne-se um associado do Clube Candeias e aproveite as hospedagens mais econômicas do mercado. O Clube Candeias possui unidades próprias nas modalidades de hotelaria, pousadas, casas e apartamentos mobiliados e mais de 500 mil opções de hospedagem em rede integrada por todo o mundo. Quer saber mais? Clique aqui.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?