Conheça as belezas do Jalapão e o que fazer por lá

Um paraíso intocado de rios com águas quentes e limpas, que abrigam jacarés, botos, tartarugas, antas, ariranhas e muitos pássaros, além de diferentes paisagens como cachoeiras, fervedouros, montanhas e dunas. É a Natureza em seu estado bruto.

O Jalapão, chamado de “deserto das águas”, é um Parque Estadual no coração do Brasil, no estado do Tocantins. A região faz fronteira com os estados da Bahia, Maranhão e Piauí.

Recentemente tornaram-se necessárias formas de turismo onde se leve em conta normas de distanciamento social. Assim, o turismo de contato com a natureza, através de atividades que visam a preservação do meio ambiente e valorização econômica e cultural das comunidades locais, ou Ecoturismo, acaba sendo uma solução viável por apresentar atividades ao ar livre e, na maioria das vezes, com número restrito de pessoas.

Uma das peculiaridades do Jalapão, que o diferencia de outros destinos de Ecoturismo, é que suas principais atrações são bem espalhadas através da sua área. O visitante acaba por fazer várias pequenas viagens entre as pequenas cidades da região, tornando a viagem mais rica em experiências.

Entre os diferentes tipos de paisagens e atrações, destacam-se:

Fervedouros

Não por acaso, as atrações mais famosas do Jalapão – os fervedouros – a um primeiro olhar, são como exuberantes pequenas lagoas cercadas por mata e muito coloridas.

Quando o visitante entra e toca a fina areia com os pés, ele não sente o fundo como em uma lagoa comum. É nesse momento que a experiência se torna singular. A força da água o empurra para cima, sendo quase impossível afundar.

Isso acontece por se tratarem de nascentes de rios subterrâneos, que brotam água continuamente pela areia bem fina, dando aspecto de estar borbulhando, daí o nome “Fervedouro”. Esse fenômeno aumenta a densidade da água, o que causa esse efeito no visitante de não afundar.

As visitas aos fervedouros são geralmente pagas e com número de pessoas e tempo de estadia limitados, de acordo com o tamanho da piscina natural.

Cachoeiras

Existem muitas cachoeiras na região do Jalapão. Entre as principais, destacam-se a Cachoeira da Velha, que pode ser contemplada por vários ângulos à partir de uma plataforma, e a Cachoeira da Formiga, que apesar de sua pequena altura, a cor das suas águas se destacam aos olhos. Diferente da aparência escura que a maioria das cachoeiras apresenta, essa possui um ciano vivo e exuberante.

Cânions e Montanhas

Em lugares como o Cânion Sussuapara se vê mais uma vez como o Jalapão é um lugar único no mundo. Este cânion é visto por baixo, caminhando pelas raízes penduradas das vegetações acima. Por causa dessas plantas, correntes de água se formam correndo por essas grandes “paredes” formando uma paisagem extraordinária.

Outra parada obrigatória é a Pedra Furada e seu famoso pôr-do-sol. Essa enorme formação de cores chamativas é abrigo de uma grande diversidade de espécies de aves.

Dunas

Nesse cenário paradisíaco, as areias se diferenciam pelo aspecto alaranjado, diferente das cores tradicionais de dunas de areia. Com vegetação características e pequenos fluxos de água, existe um caminho pré-determinado para se chegar até o topo das dunas. Não é permitido que se vá até as beiradas para evitar deslizamentos de areia nas passagens de água abaixo.

Planejamento

Quando ir

Recomenda-se que o visitante vá na época de seca, de maio a setembro. Nesses meses, a vegetação continua exuberante e a temperatura um pouco mais amena.

Chegando lá

A forma mais usual de chegar até lá é de carro a partir da capital do Tocantins, Palmas. Agências oferecem aluguéis de veículos próprios para o terreno e motoristas.

Acomodações

Nas cidades de São Félix do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins (que são próximas) e na cidade de Mateiros – ponto de partida para as principais atividades – pode-se encontrar ofertas de estadias. Para isso, um grande facilitador é estar associado a um clube de férias.

Clube Candeias

Com dezenas de unidades próprias e mais de meio milhão de opções de hospedagem em todos os continentes, o Clube Candeias, é ideal para planejar uma viagem para o Jalapão ou outros destinos pelo mundo.

Os associados contam com plataforma de reservas online, programa de recompensas, rede de atendimento de alta qualidade exclusiva, e muito outras exclusividades.

Conheça mais sobre o Clube Candeias acessando o site.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?