Conheça Cambará do Sul ? a terra dos cânions

O local conta com belíssimos cenários naturais, capazes de fazer bater mais forte o coração de quem gosta de se aventurar pela natureza.

Você já ouviu falar em Cambará do Sul? É uma cidade que fica a cerca de 1030 metros acima do nível do mar, no nordeste do estado do Rio Grande do Sul e a um pouco mais de 185 quilômetros da capital, Porto Alegre.

Essa pequena cidade de, aproximadamente, 6.687 habitantes tem o turismo como uma das principais atividades econômicas. Mas não são apenas as tradições, a gastronomia e o clima típicos do sul do País que atraem os turistas, o local conta também com belíssimos cenários naturais, capazes de fazer bater mais forte o coração de quem gosta de se aventurar pela natureza.

Os cânions

Visitando a cidade, o viajante terá a oportunidade de adentrar os parques nacionais de Aparados da Serra e de Serra Geral, onde se encontram alguns dos paredões rochosos mais imponentes do Brasil e do mundo. Isso explica porque a cidade de Cambará do Sul ganhou a fama de terra dos cânions.

As formações rochosas dessa região são um verdadeiro retrato da força do nosso planeta. Se deparar com essas muralhas é estar diante de obras primas esculpidas pela natureza por milhares de anos.

Dentre os lugares mais famosos e visitados desse lugar, estão os cânions Fortaleza e o Itaimbezinho.

Cânion Fortaleza

Essa enorme escultura a céu aberto assusta e ao mesmo tempo fascina cada um dos viajantes que ousam apreciar sua beleza. Seus 900 metros de altura se impõe diante dos olhos do espectador sem qualquer timidez.

Com quase oito quilômetros de extensão, essa paisagem rústica e imponente parece simplesmente não ter fim. Ao longo dos paredões rochosos é possível perceber várias cachoeiras que dali brotam, dando um toque especial ao local.

Cânion Itaimbezinho

Descrito por muitos viajantes como o ponto mais belo da região de Cambará do Sul, esse desfiladeiro fica na divisa entre o estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Tem mais de 720 metros de altura, 5,8 quilômetros de extensão e, aproximadamente, dois quilômetros de largura.

Esse colosso, abriga florestas penduradas em seus precipícios e cachoeiras enormes que rompem a rigidez das paredes rochosas. Atributos que proporcionam uma vista indescritível e surreal.

Aventura é o que não falta em Cambará do Sul

Ao visitar Cambará do Sul, você encontrará diversas opções de lazer, emoção e adrenalina. Além de caminhar pelas trilhas e ir de encontro aos mirantes e cachoeiras, o apaixonado por aventura tem também a opção de conhecer a região montado em um cavalo. São vários os roteiros de cavalgada, num nível bem leve.

Outra forma de explorar a região é por meio de um passeio de jipe. Essa divertida viagem permite que o turista tenha uma experiência singular e conheça as cachoeiras bem de perto.

Para os aficionados por adrenalina, é possível praticar canionismo. Quem tiver coragem, pode encarar uma série de descidas em cachoeiras de até 100 metros de altura.

Pronto para viajar?

Difícil resistir a beleza desses cânions, não é mesmo!? Saiba que é possível conhecer lugares maravilhosos como esses gastando muito pouco. Ao tornar-se associado do Clube Candeias, você terá acesso aos melhores preços na hora de se hospedar. São inúmeras vantagens. Saiba mais aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?