Crianças em casa? Veja dicas de atividades

Brincadeiras e leitura são algumas atividades que ajudam a melhorar a rotina das crianças durante a quarentena.

Nesse momento as crianças estão em casa em decorrência de uma realidade bem diferente daquela do período de férias. Afinal, há uma quarentena que precisa ser respeitada e um isolamento necessário para a prevenção da saúde.

Para muitos pais, a preocupação maior é sobre como mantê-las produtivas nesse período sem prazo para acabar. Outros, buscam por saídas para evitar que os pequenos sejam afetados física e emocionalmente devido ao isolamento.

A seguir, listamos algumas dicas que poderão ajudar a melhorar a rotina das crianças durante a quarentena. Confira:

Brincadeiras

As brincadeiras são o ponto fraco de qualquer criança. Elas amam se divertir! Mas o que fazer dentro de casa? Há várias opções que podem envolver toda a família, por exemplo, montar um acampamento ou uma barraca no quintal ou, até mesmo, em um canto da casa. O local pode ser usado para brincadeiras e até para passar a noite!

Brincar de teatro é outra ideia que vai ajudar também no desenvolvimento da criança. Quem tem filhos muito ativos ou não quer que eles fiquem sem fazer alguma atividade, a dica é criar mini treinos e até pequenas competições, como salto à distância.

Caça ao tesouro e mapas-mundi também são muito úteis para brincadeiras educativas.

Leitura

Que tal aproveitar a quarentena para despertar na criança um interesse maior pela leitura? Uma boa ideia é iniciar com a leitura de grandes clássicos infantis brasileiros, principalmente, quando os pequenos ficam muito tempo em frente às telas.

Algumas dicas de livros infantis muito bons são:

  • Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato;
  • A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga;
  • Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque;
  • A Operação do Tio Onofre – Tatiana Belinky;
  • Bisa Bia Bisa Bel – Ana Maria Machado;
  • A Arca de Noé – Vinícius de Moraes;
  • O Gênio do Crime- João Carlos Marinho, dentre dezenas de outras obras.

Ver e ouvir histórias

Muitos contadores de histórias – artistas e, até mesmo, pessoas comuns – estão aproveitando seus perfis nas redes sociais para contar histórias divertidas e educativas para crianças. No Instagram, a @fafaconta e a @samaracontadora, são algumas das pessoas que entraram nesse projeto. Uma pesquisa rápida na internet já traz uma série de indicações.

Canais no Youtube

O Youtube pode ser uma excelente ferramenta de entretenimento e aprendizado para as crianças que estão em casa durante a quarentena. Alguns canais produzem vídeos específicos para o público infantil ou que podem ser aproveitados por ele.

Um exemplo, são as séries “Bora vê”, do canal Manual do Mundo, que mostra como são fabricadas uma infinidade de coisas que usamos todos os dias.

Cultivar pequenas hortas

Aproveitar para desenvolver o respeito e o senso de proteção ambiental nos pequenos também é possível durante a quarentena. A dica, é criar pequenas hortas ou ensinar a criança a cuidar de sua plantinha.

Recomendação

Mesmo em período de quarentena, onde muitos horários já não são mais necessários, é importante manter uma certa rotina com as crianças e horários regulares para dormir e comer, por exemplo.

Como todos estão dentro de casa, os pais também precisam se cuidar. Dividir as tarefas e as atividades que serão feitas com as crianças ajuda a minimizar o cansaço e o estresse que o período pelo qual estamos passando já causa.

Por fim, aproveitar esse tempo em casa para planejar a próxima viagem com a família é uma excelente ideia. É possível fazer tudo com calma, escolher e pesquisar bem e se planejar muito mais. Afinal, quando a pandemia passar, nada melhor do que sair para deixar tudo para trás e recomeçar a vida.

Faça a vida valer a pena!

O Clube Candeias é a opção certa para quem quer viajar com tranquilidade e com suporte especializado. Além de contar com unidades próprias em várias cidades no Brasil e uma rede integrada pelo mundo, há outras vantagens. As concessionárias autorizadas do Clube estão presentes nas principais cidades do País, deixando tudo mais fácil e prático para quem quer conhecer e desfrutar de viagens com o maior clube de férias do mundo!

Quer viajar mais? Conheça a edição limitada série especial RC1. Clique aqui e veja como participar. 




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?