Curta um final de semana maravilhoso em Paraty

Pequena, aconchegante, com imenso valor histórico e uma gama de atrações incríveis para seu fim de semana.

Ao planejarmos nosso final de semana várias opções podem compor o programa: um churrasco em casa com família e amigos, um piquenique em um parque, cinema ou, até mesmo, curtir as atrações de uma cidade pequena, porém aconchegante.

E, caso a escolha seja uma viagem, uma excelente possibilidade é visitar Paraty. Pequena, aconchegante, com imenso valor histórico e uma gama de atrações incríveis para seu fim de semana.

Então, arrume as malas e abra seu espírito para uma experiência bastante agradável na localidade que já abrigou a família real brasileira!

A cidade

Paraty está localizada no litoral Sul do estado do Rio de Janeiro a, aproximadamente, 260 quilômetros da capital. É uma cidade montanhosa na chamada “Costa Verde” do Brasil, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

As atrações são variadas e nunca entediantes. Assim, você e sua família poderão curtir um fim de semana conhecendo vários locais em Paraty:

  • Centro Histórico

Com suas ruelas de pedra, o Centro Histórico é passeio obrigatório para quem visita a cidade. A parte principal está localizada em um trecho que cobre, desde a Rua do Comércio, até a Praça da Matriz – onde você pode embarcar em um delicioso passeio de charrete. Os próprios condutores atuam como guias, fornecendo detalhes e histórias que dão um sabor todo especial ao programa.

Se você deseja rechear ainda mais seus álbuns de viagens, acorde bem cedo. Os turistas não costumam se aglomerar nas primeiras horas do dia e a tranquilidade permitirá pequenas explorações e os melhores ângulos para suas fotos.

  • Museus

Se você quer aumentar seu conhecimento cultural e compartilhar com os amigos nas próximas conversas sobre o tema, o Museu de Arte Sacra é também parada obrigatória. Em seu acervo estão peças consideradas relíquias do período colonial. Elas foram recolhidas ao largo da própria região de Paraty.

O Museu está localizado nas dependências da Igreja Santa Rita, que está próxima ao cais da cidade. Apesar de ter ficado fechado durante sete anos, ainda é considerada a principal atração da cidade a portas fechadas.

Outra opção é a Casa da Cultura. Um ponto interessante sobre esse museu são as apresentações ao vivo, como apresentações musicais e exposições temporárias.

  • Passeios de barco

Fazer um passeio a barco em Paraty é muito fácil por duas razões: Há muitas opções e as pequenas ilhas e praias que compõem a baía da cidade são um convite tentador.

As opções são:

Escunas ou saveiros: Levam até 60 passageiros e o passeio dura entre cinco e seis horas. São disponibilizadas frutas aos passageiros. Há paradas para banho e almoço. Mas, atenção! Os dois últimos não estão inclusos no preço do passeio;

Traineirinhas de madeira: Levam desde casais, até pequenos grupos. Há colchonetes para quem deseja se bronzear durante o passeio;

Lancha: É possível fretar uma lancha. O valor é mais salgado, mas há peculiaridades, como chegar ao Saco do Mamanguá, único fiorde brasileiro. O passeio dura cinco horas.

  • Praias

Se o seu objetivo é pegar uma praia, você tem boas opções em Paraty. A primeira delas é a Praia do Pontal, que está localizada mais perto do Centro Histórico da cidade. Lá você encontrará as barraquinhas tradicionais de praia, com petiscos deliciosos. Outra opção é a Praia do Jabaquara. Ela é bem grande e suas águas são tranquilas e limpas.

Contudo, as melhores praias de Paraty estão na Vila de Trindade, a 25 km ao sul. Cepilho, por exemplo, é ótima para quem surfa. A Praia dos Ranchos possui restaurantes em seu lado direito. A Praia do Meio é a mais bela de todas e a Praia do Cachadaço é grande e em mar aberto.

E, para aproveitar um ótimo fim de semana é importante estar bem hospedado. Para poder desfrutar de conforto, tranquilidade e excelente infraestrutura, conte com o Clube Candeias, o maior clube de férias do mundo.

O Clube dispõe de uma rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagens pelo mundo. Nela você encontra hotéis, pousadas, apartamentos, resorts, bem como outras opções que se adequem à sua necessidade. Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?