Curtindo o final de semana na Praia do Secreto / RJ

Com uma beleza natural rara, a Praia do Secreto é um paraíso escondido, no Rio de Janeiro. Apesar do nome, a praia trata-se de uma piscina natural, já que não possui aquela faixa de areia. A maré não varia muito e em determinados locais a profundidade sequer cobre o pé.

O pouco conhecimento a respeito do lugar se dá pela dificuldade de chegar até a praia, mas o caminho até lá, mesmo um tanto duro, compensa a paisagem linda que aguarda os viajantes. É um prato cheio para quem ama a natureza e uma dose de aventura!

Onde fica a Praia do Secreto?

A Praia do Secreto é uma piscina natural, ela forma-se – entre algumas rochas e uma pequena faixa de areia – apenas quando a maré está baixa. Nela, o turista pode nadar enquanto aprecia a vista privilegiada do litoral. Está localizada entre a Praia da Macumba e a Prainha – na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Como chegar à Praia do Secreto?

A única forma de acessá-la é por meio de uma trilha.

Antes de chegar à trilha que dá acesso a Praia do Secreto, há um longo caminho. Saindo da Praia da Macumba, existem duas opções: ir pela orla ou pela estrada.

Pela Orla, o turista deve seguir até o final da Praia da Macumba e se manter ao lado mar até as pedras que formam a piscina natural. Não é uma caminhada tão longa, mas trata-se de uma rota com muitas pedras.

Pela Estrada, também é preciso ir até o final da Praia da Macumba, onde há uma estrada asfaltada, a Avenida Estado da Guanabara. Essa é a avenida que liga a Praia da Macumba com a Prainha, região onde se inicia a trilha que leva até a Praia do Secreto. É preciso subí-la, pois ela leva até um acesso para a trilha.

Chegando no acesso, basta seguir a trilha que passa pela mata e leva até a Praia do Secreto. Lembrando que entre o começo dessa trilha e a chegada à Praia do Secreto, o turista se depara com alguns trechos bem íngremes no paredão de pedra.

Na entrada da trilha não tem como estacionar o carro, por isso, o ideal é deixá-lo na Praia da Macumba e subir a estrada a pé. A subida é íngreme, mas é rápida.

Cuidados para ter antes de ir à Praia do Secreto

1. A piscina natural só é formada quando a maré está baixa, por isso, é fundamental sempre conferir a tábua de marés antes de seguir para o passeio.

2. Também é necessário pesquisar como estão as ondas, pois quando o mar fica muito agitado, a Praia do Secreto se torna perigosa, já que a região possui um número considerável de pedras.

3. Devido às dificuldades de acesso, é melhor evitar levar idosos e crianças.

4. A Praia do Secreto é um tanto rústica, passa um ar de paraíso escondido, sendo justamente isso que atrai tantos turistas ao local. Por outro lado, para manter esse ar mais aventureiro, pouco se mexeu no local, não há, por exemplo, barracas, ambulantes e outros tipos de infraestrutura.

Então, lembre-se de levar comida e, claro, recolher o lixo. Tome cuidado para não exagerar na bagagem, a caminhada é mais difícil para quem está carregando muitas coisas.

Rede integrada

O Clube Candeias oferece aos associados uma rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagens, não apenas no Brasil, mas em diversos lugares do mundo. Ao adquirir o título o associado já pode usufruir de todos os serviços do Clube, pois não há período de carência.

Saiba mais aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?