Dicas de passeios incríveis pela Praia Vermelha em Ubatuba-SP

Ao sul da cidade de Ubatuba, em São Paulo, fica uma das regiões mais preservadas do litoral paulista: a Praia Vermelha.

Esse nome é proveniente de suas areias de um diferente tom avermelhado, dando certa singularidade ao lugar. A água é limpa e cristalina, sendo possível observar crustáceos, peixes e até tartarugas, entre outras espécies características da região. A região se destaca principalmente por seus aspecto intocado, e de preservação da natureza.

Dona de uma vista deslumbrante, a Praia Vermelha oferece diferentes e variadas atrações em cada um de seus trechos, para todos os tipos de visitantes.

Por ser mais isolada, torna-se viável a visita na realidade atual de viajar respeitando todas as normas de distanciamento social. Essa distância de grandes centros urbanos, tranquilidade e estilo das ondas, também acaba atraindo praticantes de esportes em águas, como por exemplo:

  • Surfe;
  • Mergulho;
  • Snorkeling;
  • Windsurfing;
  • Jet ski;
  • Stand up Paddle;
  • Wakeboarding.

De uma ponta a outra, a Praia Vermelha se divide em três regiões (norte, centro e sul):

Vermelha do Norte

De fácil acesso à partir da rodovia Rio-Santos (BR 101) sentido Paraty, fica cerca de 7 Km do Centro de Ubatuba, na Enseada da Fortaleza. Vagas para estacionar na orla são facilmente encontradas.

Com areia grossa e fortes ondas tubulares, essa "praia de tombo" é popular entre os surfistas, porém, perigosa para o banho. Placas posicionadas ao longo da praia alertam os turistas dos riscos das fortes correntezas.

Nos quiosques espalhados pela praia é possível que se alugue equipamentos como guarda-sóis e cadeiras.

Pelas trilhas que saem do canto direito da praia é possível chegar na praia Barra Seca e também na praia da Mãe Maria.

Vermelha do Centro

Entre as praias do Tenório e do Cedrinho, está a Praia Vermelha do Centro. Com 600 metros de areia fofa e cheia de conchas, é chamada também de Vermelha da Cidade.

Também é uma "praia de tombo", com fortes ondas cavadas e desafiadoras para os surfistas iniciantes, e muito atraentes para os que já possuem boa experiência.

Com poucos quiosques à disposição, não tem grande estrutura comercial, o que contribui para um cenário paradisíaco de preservação da natureza.

O acesso se dá pela Rua Franklin Toledo Piza, a mesma que leva até a praia do Tenório.

Vermelha do Sul

No trecho Sul está a Praia Vermelha do Sul, que por suas construções de fachadas que saltam aos olhos nas costeiras entre a mata preservada, tornou-se conhecida popularmente também como Vermelha dos Arquitetos. Cerca de 250 residências são referência em preservação ambiental, seguindo um “código de ética urbanístico” e de forma ecológica são comprometidos com a preservação da fauna e flora nativas.

A pequena enseada da Baía da Fortaleza, de aproximadamente 400 metros de extensão, pode ser acessada através da rodovia Rio-Santos (BR-101), assim como as praias do Costa, Brava do Sul, Brava da Fortaleza, Dura e Fortaleza. Ao passar a entrada para a Praia Dura existe um acesso a uma pequena e estreita estrada de vista espetacular até a Praia Vermelha do Sul. Essa forma de construir aplica um aspecto de natureza intocada ao ser observada a partir do mar.

Com areia fofa e avermelhada, a Praia dos Arquitetos se estende por 400 metros de águas tranquilas e orla envolta de jundús e arvoredos.

Clube Candeias

O planejamento para visitar a Praia Vermelha se torna menos complicado com as ferramentas certas.

O Clube Candeias, além de vantagens como descontos em vários estabelecimentos e programa de recompensas, oferece aos seus associados uma ampla rede integrada de hospedagem, com centenas de milhares de opções espalhadas pelo mundo, além de dezenas de unidades próprias, como a de Ubatuba.

Conheça mais sobre o Clube Candeias acessando o site.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?