Dicas de segurança para os trilheiros

Fazer trilhas é muito mais do que um passatempo: a prática estimula a produção de adrenalina, melhora o bem estar e deixa os seus praticantes imersos na natureza e a um passo de lugares incríveis! Contudo, para que você possa vivenciar esta experiência ao máximo, é essencial ter algumas precauções. Por isso listamos estes sete passos para que você tenha segurança enquanto realiza trilhas:

1. Planeje-se!

O planejamento é a etapa essencial para que os trilheiros possam ter segurança durante toda a trilha. Verifique com antecedência o nível de dificuldade da trilha e certifique-se de que o seu condicionamento físico é adequado para a trilha. Também é fundamental avisar para seus parentes ou conhecidos o seu horário de partida, de chegada e a localização da trilha que você realizará. Ao alertá-los, você elimina o risco de não ser encontrado caso se perca.

2. Considere ter um guia

As trilhas são caminhos no meio da floresta, dependendo do nível de dificuldade é muito fácil se perder. Contratar um guia experiente no trajeto para acompanhar pode salvar sua vida!

3. Atente-se ao vestuário

Para ter um passeio tranquilo, é preferível usar roupas leves, como as de poliéster. Fuja das roupas de algodão, pois elas não permitem que o suor do corpo escorra de forma adequada. Quanto aos calçados, evite solas escorregadias, prefira solas aderentes e calçados resistentes.

4. Esteja preparado para mudanças de clima

Caso o dia que você planejou para se aventurar tenha risco de temporais, mude o seu cronograma. Se você estiver na trilha e perceber que o clima está prestes a virar, saia do caminho o quanto antes, pois, se o caminho for de subida com cachoeiras, por exemplo, há risco de tromba d'água . Nunca confie completamente na previsão do tempo. É importante estar atento ao clima e ter sensibilidade para saber a hora de ir embora.

5. Leve uma mochila com itens que auxiliem no trajeto

Nem pense em entrar numa trilha de mãos vazias. Leve sempre uma mochila com água, protetor solar e alimentos calóricos, como o chocolate (alimentos calóricos se convertem em energia no organismo, rapidamente). Também é indispensável ter na bolsa um kit de primeiros socorros, uma lanterna e um isqueiro.

6. Leve documentos

Jamais vá à uma trilha sem os seus documentos de identificação, leve-os no bolso de uma de suas peças de roupa. Ao carregar estes documentos para a viagem, você auxilia a equipe de resgate, caso ocorra um imprevisto e você perca a consciência.

7. Vá acompanhado

Faça a trilha, pelo menos, em dupla. Caso um trilheiro se lesione ou perca a consciência, o acompanhante poderá ajudá-lo.

Programe sua viagem com o Clube Candeias

Já pensou em conhecer diversas trilhas paradisíacas ao redor do mundo? O Clube Candeias, o maior clube de férias do mundo, oferece uma rede com mais 500 mil opções de hospedagens espalhadas por todo o mundo. Os associados contam com um atendimento cinco estrelas e o Clube já tem mais de 700 mil famílias associadas aproveitando esta oportunidade. E você, tá esperando o quê?

Confira mais informações aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?