Dicas de turismo religioso pelo Brasil

No Brasil não faltam boas opções de destinos para quem está em busca de turismo religioso. Para quem ainda não conhece muito bem, o turismo religioso é um tipo de turismo que está associado aos lugares que possuem um calendário de festividades religiosas bastante presente.

Além disso, também existem cidades que não possuem muitas festividades ao longo do ano, no entanto, são fortemente conectadas com a fé popular local e acabam tornando-se um ponto importante para o turismo religioso.

Cinco destinos imperdíveis do turismo religioso pelo Brasil

Aparecida do Norte

Esse é o principal destino do turismo religioso brasileiro. Localizado no interior de São Paulo, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é uma imersão profunda na religião católica. Mais de 12 milhões de pessoas visitam o santuário anualmente em busca de fé, conhecimento e retiro espiritual.

A padroeira do Brasil é homenageada com um dos maiores templos católicos construídos em todo o mundo. Dentre as atrações por lá estão: tradicionais missas; visita à Sala das Promessas (com objetos e cartas destinados em agradecimento à Santa); ir ao Morro do Presépio e admirar as mais de 70 esculturas que contam um pouco da religião católica; conhecer o Mirante do Morro do Cruzeiro indo de bondinho.

Salvador

A capital da Bahia também é um destino interessante. Um dos destaques da capital baiana é a diversidade de religiões que estão representadas, sendo possível encontrar festas e comemorações para os mais diversos gostos, desde as religiões cristãs até as de matriz africana.

No início de dezembro vários fiéis vestidos de vermelho reúnem-se no Centro Histórico de Salvador para participar da Festa de Santa Bárbara. Outro importante evento religioso de Salvador ocorre em janeiro, a Procissão de Nosso Senhor do Bonfim com a tradicional lavagem das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. No dia 2 de fevereiro milhares de pessoas se reúnem nas praias do bairro do Rio Vermelho para celebrar o dia de Iemanjá, que é a mãe de todos orixás nas religiões africanas.

Belém

A principal atração religiosa de Belém é a celebração do Círio de Nazaré. Essa procissão já possui mais de três séculos de tradição e reúne inúmeras pessoas que percorrem as ruas da capital paraense para pagar suas promessas. Visitar a Basílica Santuário de Nazaré também é uma programação que deve fazer parte da visita a Belém.

O Círio de Nazaré é realizado sempre no segundo domingo do mês de outubro e o percurso total conta com mais de três quilômetros. Os fiéis se deslocam da Catedral de Belém até chegarem à Praça Santuário de Nazaré.

Nova Trento

O Sul do Brasil também é bastante religioso e o grande destaque por lá é a cidade de Nova Trento em Santa Catarina – o segundo destino religioso mais importante do país, ficando atrás apenas de Aparecida do Norte.

Os principais destinos do turismo religioso de Nova Trento são o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro e o Santuário de Madre Paulina. Os dois santuários contam boa parte da história católica e recebem mais de 800 mil turistas todos os anos.

Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto (Minas Gerais) também é um destino importante para quem está procurando por turismo religioso. Capelas, mosteiros e igreja são algumas das atrações para quem visita Ouro Preto. Uma das celebrações mais famosas da região é a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Ifigênia. A festa é marcada por danças e comemorações com grupos de congados.

Clube Candeias

Depois de escolher o destino religioso, está na hora de contar com o apoio do maior clube de turismo programado do Brasil para planejar todos os passos da viagem. No Clube Candeias o associado terá as seguintes vantagens: unidades próprias com preços imbatíveis; rede de hospedagem integradas com mais de 500 mil opções em todo o mundo; plataforma de reserva online; rede de atendimento exclusiva; e muito mais.

Para ser um associado do Clube Candeias é só acessar o site https://www.clubecandeias.com/.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?