Dicas incríveis de destinos brasileiros para curtir o frio

Belas paisagens e diversos pontos turísticos para apreciar!

Não dá para negar que quando se pensa em viagens pelo Brasil logo imaginamos verão, praia, sol, clima quente… Mas se você acha que é apenas isso que se encontra em nosso País, fique sabendo que nem tudo é praia. Existem diversos destinos brasileiros, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde o frio é o principal atrativo para os turistas.

Planejamento é fundamental

Para curtir o melhor do frio no Brasil é preciso se planejar bem. Isso porque, mesmo nas regiões onde o clima é mais gelado, nem sempre ele se mantém durante todo o ano. É preciso saber quando faz mais frio para, além de marcar a viagem na data certa, se preparar em relação às vestimentas necessárias para não passar apertos e, claro, viajar com total tranquilidade!

Melhores destinos para curtir o frio no Brasil

Selecionamos sete cidades onde o frio acaba sendo a principal atração dos turistas. Em cada uma delas há opções de lazer relacionados ao clima local, mostrando que é possível, sim, aproveitar uma cidade mais gelada em nosso País tropical.

Blumenau (SC)

No Vale do Itajaí, em Santa Catarina, fica a cidade de Blumenau, conhecida principalmente pelo famoso festival Oktoberfest – fruto da colonização alemã e que faz com que seja conhecida como a "Cidade da Cerveja". Entre junho e setembro ocorre a melhor época para curtir o frio. De cinemas a museus, de festivais de cerveja e gastronomia a baladas, Blumenau é, sem dúvida, uma das melhores opções no Brasil para aproveitar o clima gelado.

Campos do Jordão (SP)

Um destino certo quando se fala em frio no Brasil é Campos do Jordão. A cidade fica na região da Serra da Mantiqueira e se encontra a 1.628 metros de altitude, sendo a cidade mais alta do País. Na "Suíça Paulista" é frio quase o ano inteiro. Durante o inverno a temperatura chega a superar cinco graus negativos. Os meses de junho e julho são considerados de alta estação e entre os quais ocorre o Festival de Inverno. Há muito o que conhecer na cidade e, com o clima frio, fica ainda mais especial curtir o passeio.

Canela e Gramado (RS)

A dobradinha no Rio Grande do Sul não poderia faltar. Canela e Gramado são praticamente cidades-irmãs. Pouco mais de sete quilômetros separam os dois municípios. A época de maior frio por lá é entre maio e agosto, quando o inverno é mais rigoroso. A expectativa é encarar temperaturas abaixo de 0ºC. Não é garantia, mas pode acontecer, até mesmo, de nevar na região. Em agosto também acontece o famoso Festival de Cinema de Gramado. Não deixe de experimentar os vinhos, chocolates e fondues.

Joinville (SC)

No norte do Estado de Santa Catarina fica uma das cidades mais importantes do Sul do País – Joinville. Ela é a terceira maior em população dessa região, ficando atrás de Porto Alegre e Curitiba e superando Florianópolis, capital do Estado onde se encontra. As temperaturas mais baixas ocorrem entre maio e setembro. Aproveitando isso, em julho acontece o Festival de Dança de Joinville, um dos mais importantes do Brasil e do mundo.

Penedo (RJ)

Curtir o frio em um clima romântico é ainda mais legal. Por isso, a cidade de Penedo, no Rio de Janeiro, é um dos melhores destinos do País no inverno. A cidade é a única colônia finlandesa no Brasil e traz elementos culturais da Finlândia em seu cotidiano. Além das lindas cachoeiras, Penedo é conhecida pelos sorvetes e chocolates finos.

Petrópolis (RJ)

Na região serrana do Rio de Janeiro, o destaque é Petrópolis, também conhecida como "Cidade Imperial". Localizada a mais de 830 metros de altitude, o clima frio é uma constante. Vale a pena se aventurar por lá e fugir do característico clima praiano da capital. Em Petrópolis você pode, além de aproveitar um clima mais ameno, conhecer um lado histórico do estado do Rio de Janeiro e visitar o Museu Imperial de Petrópolis.

São Joaquim (SC)

Uma das cidades mais indicadas para quem tem curiosidade de conhecer a neve. Isso mesmo! Em São Joaquim, que fica a 270 quilômetros de Florianópolis, há o histórico de neve durante a alta temporada (entre os meses de junho a setembro). A cidade tem boa infraestrutura e proporciona uma excelente estadia. Mas não esqueça de se preparar pois em casos de neve a temperatura pode chegar a 10 graus negativos.

Não perca a oportunidade de aproveitar os melhores destinos com clima frio no Brasil sem se preocupar com hospedagem. Associados do Clube Candeias podem se hospedar nas Unidades Próprias espalhadas pelos quatro cantos do País pagando um valor muito mais em conta. Quer saber mais? Clique aqui e conheça todas as vantagens em fazer parte do maior clube de férias do mundo!


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?