Dicas para conhecer Pedrinhas Paulista

A pequena e encantadora cidade de Pedrinhas Paulista é, definitivamente, um destino que vale a pena ser visitado. Embora estejamos vivendo um momento em que o isolamento social é fundamental para controlar a pandemia, você pode aproveitar esse período para programar suas próximas viagens e descobrir novos destinos e Pedrinhas Paulista pode ser o seu escolhido!

Essa pequena cidade está localizada no interior do Estado de São Paulo, à 480 km da capital, próxima à fronteira com o Estado do Paraná, às margens do Rio Paranapanema. Embora pequena, traz consigo um cenário que conta as histórias de seu passado, atraindo milhares de turistas todos os anos.

A região foi uma das escolhidas para a instalação do grupo de imigrantes que adentrou o Brasil por volta de 1950, tendo a cidade, em especial, sido construída pelo trabalho dos italianos. Em razão da origem de seus fundadores, que vieram ao nosso país em busca de uma vida melhor, Pedrinhas muito se parece com o país europeu, vista por muitos como um “pedacinho da Itália no Brasil”.

O lugar conta com belíssimas construções em todos os espaços públicos, que guardam grande semelhança com a famosa arquitetura romana, marcada por arcos e colunas adornadas. Para observar melhor esse aspecto característico, dois pontos que devem ser visitados são o famoso Teatro Municipal e a Igreja de São Donato. Além disso, vale a pena conhecer também o Memorial ao Imigrante, localizado na praça ao lado da igreja matriz, que conta com vinte colunas dispostas em homenagem àqueles que fundaram o município.

Embora chamem muita atenção, não só os prédios permitem aos visitantes imergir na cultura italiana e sentirem-se em Roma, mas é também muito comum ouvir pelas ruas conversas inteiras no idioma italiano, ensinado entre os habitantes de gerações em gerações. São também passadas de pais para filhos as receitas de deliciosos pratos da Itália, que podem ser conhecidos nos restaurantes da cidade especializados nessa culinária.

Há ainda a promoção de eventos anuais que revivem e celebram a história da cidade, transmitindo os costumes deixados pelos imigrantes e garantindo sua perpetuação. Em abril, é promovida uma festa pela Associazione Veneta di Pedrinhas Paulista, que conta com pratos típicos e apresentações de danças populares italianas, como a Tarantella. Já no mês de agosto, é realizada a Macarronada de São Donato, em homenagem ao padroeiro da cidade – uma semana de festividades, gincanas e apresentações, além da famosa macarronada servida no dia do feriado, 07 de agosto.

Que tal conhecer Pedrinhas Paulista?

Com o Clube Candeias, o melhor clube de férias do mundo, você encontra as melhores oportunidades de hospedagem para você e sua família. O Clube dispõe de diversas unidades próprias em várias cidades brasileiras, além de uma rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagem pelo mundo e diversas vantagens para os seus associados, como o programa de recompensas, título vitalício e os melhores preços. Conheça e aproveite essas oportunidades! Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?