Dicas para viajar de carro com segurança e tranquilidade

Litoral, campo, serra, cidade e interior, são várias opções de rotas para fazer pelo Brasil.

Final do ano se aproximando, férias chegando, natal, ano novo e verão… Tudo propício para reunir a família e pegar a estrada! Viajar nessa época é tudo de bom, especialmente porque existem roteiros incríveis para passear de carro, conhecer novos lugares, bem como curtir os momentos da viagem, fazendo paradas no caminho, explorando outras cidades e rotas. Agora, se você quiser que a sua viagem de carro seja mais proveitosa, segura, tranquila e confortável, deve ficar atento a algumas dicas.

Antes de arrumar as malas, faça um planejamento

Anote os custos da viagem, hospedagem, pedágio e consumo de combustível. Agora que você já sabe tudo o que será gasto, vamos revisar o carro?

A revisão deverá ser feita com, pelo menos, um mês de antecedência ou, no mínimo, 15 dias antes. É muito importante verificar os freios, pneus, estepe, faróis e toda a parte mecânica, tudo para assegurar que a sua viagem seja perfeita.

Independentemente se a sua viagem for longa ou não, é essencial você ter uma caixinha de emergência em mãos. Nela deve conter repelente, protetor solar, papel higiênico e um pequeno kit de primeiros socorros.

Para a sua viagem ser mais produtiva, reserve alguns alimentos e bebidas em uma bolsa térmica. Dessa forma, você ganhará mais tempo durante o percurso, sem a necessidade de parar o carro quando a fome bater.

Durante o caminho

Uma dica interessante para que você não se perca na viagem, é baixar aplicativos que facilitarão enquanto estiver dirigindo, como o Waze e Google Maps. Já, para não perder tempo procurando o local que estacionou o seu carro, utilize ap o Find My Car. E, se quiser economizar gasolina na hora de abastecer, o app Álcool ou Gasolina, Chefia (IOs) pode ajudar.

Para manter a animação total na viagem e espantar o sono, principalmente para o motorista, é fundamental fazer uma playlist de músicas agitadas e alegres, ainda mais se a viagem for longa. Assim, o desânimo vai embora rapidinho.

É muito importante saber a hora de descansar durante a viagem. Por isso, o ideal é fazer paradas programadas e, assim, relaxar um pouco e se alimentar. Dessa maneira, sua energia será recuperada para voltar à estrada e, se caso tiver algum outro motorista com você, fazer um revezamento será melhor ainda.

Um outro conselho fundamental, é evitar o consumo de qualquer bebida alcóolica na viagem, especialmente se você estiver dirigindo. Além do risco de acidentes, pode ter a carteira de habilitação suspensa e ser preso, portanto, nada de álcool!

Escolha seu destino

Você sabia que existem diversas rotas para fazer de carro pelo Brasil? Litoral, campo, serra, cidade e interior, são várias opções. Se quiser fazer uma viagem inesquecível por meio terrestre, recomendamos:

  • Rota do Pantanal, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;
  • No Rio de Janeiro, a cidade de Petrópolis;
  • Ilha de Santa Catarina;
  • Rota Romântica na Serra Gaúcha;
  • Rota dos Vinhedos no Rio Grande do Sul;
  • Jericoacoara, em Fortaleza;
  • Parque Nacional de Lençóis Maranhenses.

Além desses, há muitos outros lugares maravilhosos para você conhecer de carro. Para os viajantes que encaram qualquer parada, é possível até ir para o Chile dirigindo, basta ter disposição e pronto!

Agora, que tal colocar o pé na estrada? Com o Clube Candeias, você pode fazer a reserva por meio da plataforma online em mais de 500 mil opções de hospedagem espalhadas por todo o mundo. Considerado o maior clube de turismo programado do Brasil, o Clube Candeias disponibiliza aos associados estruturas completas para hospedagem, lazer e recreação nos mais diversos níveis. O bom de ser um associado, é que você paga o título apenas uma vez e as vantagens serão por toda a vida, além de descontos especiais nas hospedagens. Quer saber mais? Clique aqui.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?