Ecoturismo em Itatiaia / RJ

As cachoeiras do Parque Nacional de Itatiaia são um show à parte e encantam os frequentadores com suas lindas quedas d’água

Localizada no estado do Rio de Janeiro, Itatiaia é um dos principais destinos de quem busca ecoturismo. Em 14 de junho de1937 a cidade recebeu, pelas mãos do então presidente Getúlio Vargas, o famoso Parque Nacional de Itatiaia, reconhecido por ser o primeiro parque nacional inaugurado no Brasil. Dono de uma estonteante beleza natural, com cerca de 300 mil metros de área florestal, o Parque encanta turistas e locais devido a fauna e flora bem preservada que possui. Assim como impressiona com suas imponentes e vertiginosas formações de montanhas, rochas e penhascos.

Como chegar ao Parque?

O Parque Nacional de Itatiaia possui dimensões gigantescas que abrangem ainda o estado de Minas Gerais, fazendo divisa com São Paulo pelos limites da Serra da Mantiqueira, no Pico das Agulhas Negras. A extensão total do parque é dividida em parte alta e parte baixa. Para chegar de carro até a sua sede – parte baixa – é preciso passar pela BR 116 na Rodovia Presidente Dutra que leva até o município de Itatiaia.

Se a intenção é visitar o planalto, parte alta do parque, o turista deve passar pela mesma Rodovia Presidente Dutra e depois ir pela BR 354 seguindo pela estrada Rio-Caxambú. Quem vai de ônibus pode aproveitar a linha Itatiaia/parque nacional – que leva direto à reserva ecológica. Se você for viajar de avião, estes são os seguintes aeroportos próximos ao local: Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão, Antônio Carlos Jobim e o Aeroporto Santos-Dumont, Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, Aeroporto de Congonhas. O parque oferece opções de hospedagem em hotéis, pousadas, pernoites em campings, e conta com atrações para todos os gostos e idades. Confira abaixo:

  • Belas cachoeiras

As cachoeiras do Parque Nacional de Itatiaia são um show à parte e encantam os frequentadores com suas lindas quedas d’água. A dica é aproveitar a visita para conhecer as espetaculares e cristalinas cachoeiras Itaporani, Véu da Noiva e Aiuruóca.

  • Trilhas e caminhadas

As trilhas são uma ótima pedida para quem deseja curtir boas caminhadas enquanto desfruta de pertinho toda a exuberância da reserva ambiental. Não perca as trilhas que levam aos principais atrativos do lugar como a Lagoa Azul, o Pico das Agulhas Negras, Pedra do Altar, Maciço das Prateleiras, Mirante do Último Adeus e o Três Picos de onde é possível ter uma ampla visão de todo vale do Rio Paraíba, Serra da Mantiqueira e Serra do Mar. Lugares que abrigam cenários espetaculares de encher os olhos, perfeitos para tirar muitas fotos e guardar de recordação.

  • Esportes de aventura

Alpinismo, escaladas, montanhismo, ciclismo são alguns dos esportes mais procurados por quem deseja aproveitar momentos de adrenalina enquanto admiram a paisagem nativa. Contudo, para praticar essas atividades, assim como todos os visitantes da parte alta do lugar, precisam assinar antes um termo de responsabilidade disponibilizado assim que chegam ao Parque.

  • Artesanato e piqueniques

Além de aproveitar o contato com a natureza e respirar ar puro, dentro do Parque Nacional os frequentadores podem fazer piqueniques em algumas áreas específicas ao mesmo tempo que apreciam a beleza silvestre das flores e árvores como orquídeas, begônias, jequitibás e tantas outras que enfeitam a área ecológica. O Parque também possui um charmoso ateliê de artesanato que apresenta lindas peças produzidas pelos artesãos da localidade. Não deixe de conferir e, quem sabe, levar pra casa uma lembrancinha de Itatiaia!

Reserve sua viagem pelo Clube Candeias

Não perca tempo e programe já sua viagem de ecoturismo para Itatiaia pelo Clube Candeias, o maior clube de turismo programado do Brasil! Ao se tornar um associado, você usufrui de toda a comodidade para fazer a reserva através da nossa plataforma online em mais de 500 mil opções de hospedagem espalhadas por todo o mundo. O Clube Candeias conta com unidades próprias nas modalidades de hotelaria, pousadas, casas, apartamentos mobiliados e muitos outros serviços exclusivos. Saiba como se tornar um associado e aproveitar todas as vantagens clicando aqui.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?