Encante-se com a Lagoa Preta, em São Manoel do Paraná

Quem busca tranquilidade, belas paisagens e encontro com a natureza precisa conhecer essa joia localizada no noroeste paranaense.

O município de São Manoel do Paraná, pertinho de Maringá, é ideal para vivenciar um contato direto com a natureza preservada, em meio a um povo hospitaleiro e de forte cultura regional.

Conheça algumas atrações para você e sua família conhecerem em São Manoel do Paraná:

RPPN Caraguatatiba da Divisa

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Caraguatatiba da Divisa é uma Unidade de Conservação localizada na altura do trópico de Capricórnio, mantendo características de mata tropical e subtropical.

O local possui enorme quantidade de fauna e flora. No meio das trilhas, é possível avistar macacos, tatus, cutias, capivaras e muitos outros animais que vivem na mata. Também é possível encontrar erva-mate, taboas, bromélias, plantas medicinais, além de madeiras de lei como perobas, marfim, entre outras.

É da flora, inclusive, que se origina o próprio nome da Reserva Natural: Caraguatatiba, em tupi, significa “lugar de muitos caraguatás”. Caraguatás é uma espécie de bromélia, mais conhecida como abacaxi do mato, muito presente no local.

As visitas são agendadas e acompanhadas por um guia. O local ainda oferece passeio de trenzinho até o início da trilha que dá para o grande atrativo da Unidade de Conservação: a Lagoa Preta.

Lagoa Preta

Apesar do nome, que se refere às folhagens presentes no fundo das águas, quem chega na lagoa encontra águas paradisíacas, com tom entre azul e esverdeado. A trilha até a chegada no local é de baixa dificuldade, bem sinalizada e com percurso de cerca de 800 metros. No caminho é possível descansar em cipós e até mesmo beber água diretamente de uma fonte cristalina.

A lagoa não permite mergulho, mas propicia uma ótima estrutura para contemplar as águas cativantes e realizar ensaios fotográficos. No local, também está presente uma pequena queda d’água com pedras pintadas à mão por moradores da cidade.

Festas regionais

O povo de São Manoel do Paraná mantém firme e preservada suas tradições. Entre as festividades da cidade, destaca-se a festa em louvor à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Rocio, realizada em novembro; a festa em Louvor a São Manoel, que acontece em junho, além do aniversário do município, em 13 de setembro, onde acontece a Cavalgada Ecológica, que oferece, além do passeio, costela ao fogo de chão e moda de viola.

Igreja Nossa Senhora do Rosário do Rocio

A Igreja Matriz do município é simples por fora, mas por dentro possui uma obra surpreendentemente bela: um enorme crucifixo entalhado em tronco de peroba ao fundo do altar. O crucifixo foi entalhado por um dos pioneiros da cidade: o senhor Ângelo Zacheo.

A melhor hospedagem para suas férias

Aproveite esse destino incrível com o melhor e maior Clube de Férias do mundo.

O Clube Candeias dispõe de uma rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagens ao redor do mundo. E o melhor: a cada reserva na rede integrada você recebe pontos para utilizar na reserva das unidades próprias do Clube.

Saiba como ser um associado clicando aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?