Faça um passeio histórico por Monsanto, em Portugal

A Aldeia de Monsanto é um lugar cheio de histórias e mistérios.

Situada na encosta de uma elevação escarpada, a Aldeia de Monsanto foi eleita, no ano de 1938, a mais portuguesa de Portugal. Ícone turístico da região, a Aldeia abriga menos de 1.000 habitantes, que já existiam desde a época do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Um lugar antigo, que abriga vários vestígios arqueológicos e muitas histórias. Que tal conhecer?

Prepare-se para se encantar com a Fortaleza do Castelo de Monsanto, que conta com a sua construção em estilo militar. A imponência é marcada pela torre principal, também chamada de Torre da Atalaia, que está erguida a mais de 700 metros do nível do mar.

Na área do castelo, aproveite para visitar a Capela de Santa Maria do Castelo, que foi construída no século XVII. De acordo com histórias da região, foi erguida sobre um local que existia uma das capelas templárias, destruída por causa de uma explosão de um paiol.

Outro lugar que você não pode deixar de conhecer é a Torre do Lucano ou do Relógio, que deu à Aldeia de Monsanto o título de “Aldeia mais Portuguesa de Portugal”. No alto da torre, é possível encontrar a réplica do “Galo de Prata”, que foi alcançado por meio do concurso do Serviço Nacional de Informação, no ano de 1938.

Próximo à torre, está localizada a Igreja da Misericórdia, que tem a construção em estilo renascentista e foi erguida no século XVI. Antes da construção da igreja matriz da Aldeia de Monsanto, era considerada a igreja paroquial.

A igreja matriz está localizada na cidade e foi construída no século XVII, mas sofreu várias alterações ao longo do tempo. A igreja conta com molduras em decoração geométrica e outro destaque é a inscrição “San Salvador”, que remete à imagem do padroeiro. A beleza da igreja também é sobressaída pela presença da rosácea. Não deixe de incluir uma visita no seu roteiro durante o seu passeio!

Situada na entrada antiga da cidadela, destaca-se a Capela de São Miguel, que foi erguida por volta do século XII. Ao seu redor, é possível encontrar sepulturas antropomórficas, datadas da época medieval.

A Aldeia de Monsanto é um lugar cheio de histórias e mistérios, que se situa a nordeste da Idanha. Durante a sua viagem, não deixe experimentar e saborear a gastronomia típica da região, que é feita à base de pratos como caldeirada de borrego, arroz de lebre ou ensopado de javali. Outra dica é sair da dieta, para apreciar doces como broa de mel, borrachões, arroz doce ou bolos de azeite.

Ficou com vontade de visitar a aldeia?

Não perca tempo e programe a sua viagem com o Clube Candeias, o maior clube de turismo programado do Brasil e um dos principais do mundo. Os associados contam com uma rede própria, que oferece estrutura completa de hospedagem, lazer e vários tipos de recreações.

O Candeias dispõe unidades de hotelaria, pousada, apartamentos e casas mobiliadas, para oferecer todo o conforto e segurança para a sua viagem, com preços acessíveis. São mais de 500 mil opções em rede integrada espalhadas pelos principais pontos turísticos do mundo. Saiba mais aqui.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?