Faça uma viagem inesquecível pelo Vale dos Vinhedos

Paisagens maravilhosas e lugares incríveis para conhecer.

O Vale dos Vinhedos possui lindas paisagens, estabelecimentos e demais atrações que as cidades que fazem parte dessa região sulista têm a oferecer para seus visitantes.

Localizado a cerca de 130 quilômetros da capital gaúcha, Porto Alegre, a belíssima região conhecida como Vale dos Vinhedos encanta com sua natureza, história e, também, por ser o lar das maiores vinícolas do Brasil.

Fixada na Serra Gaúcha e ocupando 89 quilômetros quadrados na região, somam-se à atração das vinícolas colinas e montanhas que criam um cenário perfeito para quem deseja viagens românticas ou para quem esteja em lua de mel.

As cidades do Vale

O Vale dos Vinhedos compreende um território que se desenhou como um terreno contando com as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

As três proporcionam aos turistas paisagens lindas, clima ameno, gastronomia e vinhos de primeira qualidade e passeios regados de história e cultura. Veja o que elas oferecem a seus visitantes:

Bento Gonçalves

Parque da Ovelha

O Vale dos Vinhedos é conhecido como a Itália brasileira. A colonização pelos alemães também foi muito forte. E os traços ítalo-germânicos se fazem notar no Parque da Ovelha, uma fazenda típica na qual o dia a dia de ambos os povos pode ser percebida por seus visitantes.

Ideal para ir com a família, principalmente se você tiver filhos, o Parque oferece diversos atrativos:

  • Alimentação de animais;
  • Degustação de produtos coloniais;
  • Falcoaria;
  • Ordenha;
  • Pastoreio de ovelhas;
  • Tosa.

Restaurante Casa Vianni

Para sentir-se na própria Itália, degustando pratos típicos de sua culinária regados a bons vinhos, visite esse restaurante. O bom gosto e o aconchego proporcionados nas suas instalações somam-se a um lindo gramado no qual, das mesas lá disponíveis pode-se sorver uma taça de vinho de uma bela safra contemplando uma idílica paisagem.

Vinícola Miolo

Não bastassem os vinhos de extrema qualidade, você encontrará vinhedos de extremo charme e beleza na Miolo.Além das tão esperadas atrações, os visitantes também poderão desfrutar de:

  • Escola do Vinho;
  • Loja com produtos típicos;
  • Tours guiados.

Além dos vinhos, sucos e espumantes também estão à disposição dos paladares visitantes.

Casa Valduga

Do alto de 124 anos de história, a Casa Valduga praticamente foi a responsável por “materializar” o conceito de Enoturismo. Vinhos, espumantes, brandies, licorosos, grappas fazem parte da carta dessa centenária empresa extremamente premiada. Embalagens também são vendidas para emoldurar um conteúdo tão importante.

Desde 1875, quando o primeiro imigrante da família Valduga desembarcou na região o Grupo mantém sua filosofia que diz:

“Antes de fazer duas garrafas de vinho, faça uma, mas bem feita”. (Luiz Valduga, patriarca e fundador)

Garibaldi

Osteria Della Colombiana

Plantar. Colher. Preparar. Essas três etapas compõe o dia a dia de trabalho da Senhora Odete e filhas, que são responsáveis pela Della Colombiana. Levando ao extremo o conceito da velha “nona” italiana, o sabor, o aroma e a atmosfera de um restaurante italiano rescende por todos os lugares. Prova de que, não importa o tempo, quando a comida é feita com amor, ela é sempre mais gostosa.

Filó Café Colonial

Para comer: pães, bolos, polenta, salames, torta e salgados. Para beber: vinhos, sucos, chás e café. Assim é o tradicionalíssimo café colonial do Vale dos Vinhedos. E o Filó Café Colonial é um programa tão obrigatório como ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel.

De Bento Gonçalves a Carlos Barbosa

Passeio de Maria Fumaça

Ao longo de 24 quilômetros entre as estações das cidades, você poderá aproveitar um delicioso passeio de trem pelo Vale. Porém, ele não se resume apenas à contemplação das belas paisagens, há apresentações de artistas e iguarias para “molhar o verbo” como sucos, espumantes e vinhos.

Ao adquirir o ingresso para o passeio você, automaticamente, ganha o direito de entrar no Parque Epopéia Italiana. Um parque temático no qual há uma representação da história da colonização da região em fins do século XIX.

São 2000 metros quadrados à disposição dos turistas que desejam saber um pouco mais da jornada desses bravos e jovens imigrantes.

Monte Belo do Sul

Tanoaria Mesacaza

Esta pacata cidade de apenas 3.000 habitantes se assemelha muito a um “borgo”, ou seja, uma cidade bem pequena da região do Venetto, na Itália.

Uma atração muito interessante e que, infelizmente, encontra-se quase em extinção é a arte da “tanoaria”, que é a arte e/ou ofício de construir ou reparar as pipas nas quais são colocados para repousar os vinhos.

Na Mesacaza, pai e filho mantém diligentemente o ofício secular brindando o visitante com a mais pura arte manual de conservar algo tão nobre quanto.

Sítio Nativa Pitanga

Embrenhando-se para o interior você se deparará com um cenário de filme. Uma casa de pedras e um casarão de alvenaria envoltos por vegetação e lagos dignos de la Cinecittá.

Disponível para eventos, almoços e jantares nada poderia ser mais simbólico do que traços da cultura italiana em termos de arquitetura.

Programe sua viagem

Um bom passeio merece um bom lugar para descansar depois de um dia cheio de atividades. Localizado em Canela, também na Serra Gaúcha, você encontrará a mais nova unidade do maior clube de férias do mundo: O Candeias Alineville.

Localizado a apenas 1,5 km do centro da cidade, a unidade conta com cerca de 4000 metros quadrados de área verde. Para proporcionar o conceito de um “lar mesmo distante de casa”, os hóspedes encontrarão nos quartos comodidades como frigobar, escrivaninha e, até mesmo, lareira, para aquecê-los durante o rigoroso inverno da região.

O estacionamento é gratuito. Há piscina e bar para se refrescar em dias quentes e wi-fi para você se conectar às redes sociais! Cllique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?