Gastronomia exótica: Conheça os pratos mais esquisitos do mundo

Viajar é sinônimo de conhecer e se abrir ao novo: seja uma cultura, tradições diferentes, línguas interessantes e, claro, a gastronomia típica. Porém, na hora de experimentar alguns pratos típicos, provavelmente, nem todo mundo é adepto em saborear, logo de cara, algumas receitas que são para lá de exóticas.

Apesar da dificuldade inicial, quem está disposto a abrir a mente (e a boca) acaba mergulhando em novas e incríveis experiências durante as viagens. Para essas pessoas, além de se divertir com o passeio, a cozinha é a primeira parada.

Então, para quem é descolado e adepto das novas experiências, selecionamos seis lugares maravilhosos que possuem os pratos mais esquisitos do mundo. Bom apetite!

1. Singapura – Escorpião frito

Se aqui no Brasil morremos de medo do escorpião, lá em Singapura tem muita gente que adora comer esse bichinho frito. Como o animal é venenoso, ele é cozido – antes de ser frito em óleo – para que o seu veneno seja extraído.

2. Japão – Fugu

Tem gente que adora brincar com o perigo e, nesse caso, os japoneses saem na frente com o Fugu. O prato nada mais é do que carne de baiacu – um peixe extremamente venenoso – servida como sashimi.

No país, existe até uma licença especial para poder preparar o prato. Ou seja, não é qualquer um que sabe fazer não!

3. Islândia – Hakarl

Não é só na Ásia que encontramos comidas exóticas. Na Islândia, há o costume de preparar o Hakarl, que é uma receita composta de partes de tubarão fermentado. O prato é feito com uma espécie local, cuja carne é venenosa.

O processo consiste em tirar a cabeça e as vísceras do tubarão, deixar enterrado na areia – com pedras (para extrair os fluidos), fermentar por 6 a 12 semanas, cortar a carne em pedaços e deixar secar por alguns meses. Depois disso, a carne podre de tubarão está pronta para o consumo!

4. Espanha e Brasil – Morcela

Uns gostam, mas outros não apreciam tanto essa iguaria. Porém, é fato que a morcela (ou morcilla) é um prato bem conhecido. De origem espanhola, o embutido é preparado com sangue e gordura de porco. No Brasil, essa receita é conhecida, em alguns lugares, com o nome de “chouriço”.

5. Filipinas – Balut

O Balut é uma iguaria comum nas Filipinas e é feito com ovos de pato. Simples, não? Porém, não é só isso, ele é consumido com o embrião em plena formação, sendo cozido e comido com casca e tudo.

6. China – Ovo de mil anos

A China é uma das campeãs de comidas exóticas. Dentre um cardápio bem variado, encontramos o “ovo de mil anos”. O prato é feito com ovos enterrados por semanas (ou meses) em uma mistura de cinzas, cal, sal, argila e casca de arroz.

E aí, já provou alguma dessas iguarias exóticas?

Se você tem a aventura no seu sangue e adora viajar, no blog do Clube Candeias você encontrará vários conteúdos exclusivos e muitas curiosidades para incrementar ainda mais as suas viagens. O Clube Candeias oferece o melhor em hospedagem nos cinco continentes por meio da rede integrada. Clique aqui e saiba mais!


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?