Gosta de história? Saiba mais sobre alguns museus para visitar no Brasil

Conhecer a história do local escolhido para uma viagem é uma das melhores formas de aproveitar ainda mais a estadia. É importante saber quais foram os acontecimentos que marcaram a vida das pessoas daquela cidade e o que envolve a cultura das pessoas que ali vivem.

Não há melhor forma de conhecer a história de um lugar do que visitar um museu na cidade. Lá ficam localizados os objetos, documentos e tudo o que faz parte da memória dos habitantes do local, até mesmo do imaginário.

Veja algumas dicas de museus para visitar:

1 – Museu da Gente Sergipana

O Museu da Gente Sergipana está no Centro de Aracaju e foi fundado em 2011. Apresenta modernas tecnologias e inteligência artificial para contar as memórias do povo sergipano, inspirado no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. O prédio onde está localizado o museu foi construído em 1926, mas foi comprado pelo Banco do Estado de Sergipe e restaurado com a arquitetura atual.

É conhecido como o primeiro museu multimídia do Nordeste, sendo possível interagir com a tecnologia e ouvir até o sotaque de cada região do estado de Sergipe.

2 – Instituto Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand é um museu localizado em Recife, capital de Pernambuco. Fundado em 2002, conta com um grande acervo de armas brancas e armaduras medievais. Ótimo para quem gosta das histórias da Idade Média e quem quer conhecer um pouco mais da época do descobrimento das Américas, pois o museu também possui as obras do pintor Frans Post, que foi o primeiro a colocar nos quadros a paisagem brasileira.

O complexo possui uma arquitetura também inspirada no estilo medieval e abriga diversos volumes sobre o Brasil holandês – visto que os holandeses tiveram grande influência na Capitania de Pernambuco.

3 – Museu de Arte da Bahia

A Bahia é um estado com uma história rica, que abrange toda a história do país, carregando marcas da exploração portuguesa até a proclamação da República. O Museu de Arte da Bahia é um dos museus mais antigos do Brasil e possui mais de 5 mil obras de arte que remetem à história baiana e brasileira.

O prédio está localizado em Salvador e abriga pinturas de brasileiros como José Teófilo de Jesus e Manuel Lopes Rodrigues. É um local importante a ser visitado pelas pessoas que ainda não conhecem bem as pinturas de artistas brasileiros e a grande beleza de suas obras.

4 – Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca é um museu de artes visuais e foi fundada em 1905. Dispõe de dois locais abertos ao público: A Pinacoteca Estação e a Pinacoteca Luz. Há no museu um acervo expressivo da arte produzida no Brasil, especialmente pinturas e esculturas. São mais de 7 mil obras a serem apreciadas, incluindo obras da arte modernista.

5 – Museu Nacional de Belas Artes

O Museu está localizado na capital do Rio de Janeiro e possui um acervo de diversas obras de arte europeias trazidas de Portugal – na ocasião da vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil em 1808. Nele há, por exemplo, o famoso quadro “A Primeira Missa no Brasil”, pintado por Victor Meirelles e que está presente em diversos livros didáticos. Além disso, são mais de 15 mil peças de artistas brasileiros e estrangeiros.

6 – Museu Imperial

O Museu Imperial está localizado em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Possui diversas peças históricas do período do Império do Brasil, desde a coroa usada por Dom Pedro II até os paramentos usados na abertura do Parlamento em cada ano, além de diversas peças que relembram esse momento importante na história brasileira.

7 – Museu do Futebol

O Museu do Futebol, localizado no Pacaembu, em São Paulo, foi inaugurado em 2008 e é um dos mais visitados do país. Com salas temáticas, possui diversas histórias relacionadas às práticas futebolísticas.

Clube Candeias

Com o Clube Candeias, você pode planejar a sua viagem para cidades históricas e conhecer os museus, contando com hospedagens de qualidade. O Clube dispõe de diversas unidades próprias em várias cidades brasileiras, além de uma rede integrada com mais de 500 mil opções pelo mundo todo.

Clique aqui e saiba mais sobre as vantagens em ser associado do Clube Candeias.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?