Ilha de Jaguanum: o que fazer e locais para visitar

Em Mangaratiba, no meio das serras do Rio de Janeiro, fica a Ilha de Jaguanum. Um verdadeiro paraíso natural. A ilha, com aspecto caribenho e isolada, apresenta ao seu visitante uma paisagem de Mata Atlântica intocada, regada de cachoeiras e praias de água morna e em tom de esmeralda. A natureza em estado bruto e puro, no meio da Costa Verde, região que conta com mais de 350 ilhas e 2000 praias.

Por ser remota, é reconhecidamente tranquila e um ambiente perfeito para práticas de atividades de contato com a natureza como pesca, caminhada em trilhas e mergulho. Mas pode ser também apenas um bom lugar para relaxar em praias de areia bem branca, apreciando o visual da Mata Atlântica e dando um tempo do estresse cotidiano. Araçá, com uma extensão de aproximadamente 250 metros, é a praia destaque da ilha.

Outra praia que figura entre as principais é a Pitangueiras, onde a maioria das casas presentes na ilha se encontram. A partir dali também saem trilhas para caminhadas por toda a extensão da Ilha de Jaguanum.

Como chegar na Ilha de Jaguanum?

O acesso para a Ilha é feito por travessia a partir do distrito de Itacuruçá, com praia de mesmo nome, em Mangaratiba. A distância da cidade de Mangaratiba até a capital do Rio de Janeiro é de aproximadamente 90 km. De lá saem barcos que fazem a travessia de quase 20 minutos até a Ilha de Jaguanum.

O que fazer na Ilha de Jaguanum?

O local é totalmente afastado de grandes centros e concentrações de pessoas. Por esse motivo conta com muita natureza intocada e mais de uma dezena de praias praticamente desertas. Apesar disso, as praias principais como Araçá e Pitangueiras apresentam excelente infraestrutura para receber os visitantes com pousada, campings e restaurantes. Fica disponível também na Praia da Pitangueira, o aluguel de equipamentos como pranchas, caiaques e stand up paddle.

Nessas praias é muito comum que se contrate barqueiros para a visita a outras ilhas da região ou para dar uma volta ao redor da ilha, proporcionando uma perspectiva única do local coberto de mata e cercado de água clara e verde.

Para quem gosta de aventura, uma boa pedida é fazer a trilha que sai da Praia da Pitangueira e circula por praias como Estopa e Calabouço, atravessando diversos mirantes naturais, até chegar na Praia de Araçá.

Por sua localização e tipo de bioma, as temperaturas na Ilha podem ser bem altas, além de ter uma quantidade considerável de insetos como o pernilongo. Por isso é bom estar preparado e levar itens essenciais, como:

  • Protetor solar, chapéu e óculos de sol;
  • Repelente;
  • Calçado confortável (para as trilhas);
  • Água;
  • Pequenos lanches.

Clube de férias

Outro fator muito importante para a preparação da viagem é a hospedagem. Uma ótima forma de ter tranquilidade e segurança nesse momento do planejamento.

Destaque nacional, o Clube Candeias coloca à disposição dos associados uma rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagens no mundo todo, além de diversas unidades próprias em todo território nacional.

Para começar o planejamento dessa viagem, é só clicar aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?