Ilha Itacuruçá: lugar perfeito para um final de semana

Com o verão chegando, as pessoas começam a programação para as viagens em diversos pontos do litoral brasileiro, pois nada melhor do que curtir uma boa praia nessa época. Uma indicação interessante de passeio para um final de semana perfeito é a Ilha Itacuruçá, que fica na parte litorânea da Costa Verde, parte sul do estado do Rio de Janeiro.

Apesar de ainda ser desconhecida entre boa parte dos brasileiros, é importante destacar que a Ilha de Itacuruçá reserva uma oportunidade única. Praias belas e recheadas de beleza natural e paisagens inesquecíveis, além de um pouco da história do Brasil Colonial, são algumas das atrações do lugar. Essa ilha é um dos primeiros locais explorados pelos portugueses quando saíram da Bahia para conquistar novos territórios no Brasil.

As melhores praias da região

A Praia de Itacuruçá é a principal praia da ilha e também a mais visitada. Uma extensa faixa de areia bem clara e fina e águas claras fazem dessa praia uma das mais belas do Rio de Janeiro. A água é bastante calma e muita indicada para um final de semana em família. Muitas pessoas também se reúnem por lá para praticar vôlei, futevôlei e slackline. Com a orla urbanizada é possível ser bem servido nos quiosques locais. Para quem gosta de passeios junto da natureza é possível entrar na mata nativa e conferir um pouco da flora local.

Outra praia muito importante na região é a Praia Brava. Com apenas 500 metros de extensão ela reúne beleza natural e arquitetura urbana através das diversas hospedagens nas casas de veraneio. Com água cristalina esse é um cenário perfeito para quem prefere um pouco mais de privacidade, pois ela não é muito movimentada. Em alguns pontos da praia, as águas são bastante agitadas.

Visitar a Praia Grande também é um destino obrigatório. Esse é um lugar bem mais agitado e frequentado por boa parte dos moradores locais, o que é ideal para conhecer um pouco mais da cultura da região. O mar tranquilo e a mata no entorno da praia contrastam com os bares, restaurantes e pousadas bastante agitados no período da noite. Também é possível curtir passeios de barcos que saem da Praia Grande com destinos a outros pontos da ilha.

Passeio no Centro Cultural

O passeio pelo Centro Cultural da Ilha Itacuruçá reserva um pouco da história do Brasil ainda na época colonial. Ele fica localizado na antiga Estação Ferroviária. Além de objetos, artefatos e documentos para entender um pouco da história do Brasil, o visitante ainda pode conferir os contos e folclore da região. Apresentações de feiras de artesanato também são algo comum no Centro Cultural.

Cuidados básicos ao viajar em época de pandemia

Como todos sabem, a pandemia ainda não foi superada. Por isso, seguir medidas básicas de higiene pessoal é fundamental para aproveitar a viagem. Por isso, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, usar máscara em locais públicos e evitar aglomeração é um dever de todo cidadão.

Conforto e lazer

O Clube Candeias, maior clube de turismo programado do país, dispõe de diversas vantagens aos associados, como plataforma de reservas online, rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagem em todo o mundo unidades próprias em diversas cidades brasileiras, entre outros outras.

Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?