Já pensou em passar um final de semana na Ilha do Cardoso?

Um destino para quem é apaixonado por aventuras.

Que tal tirar um fim de semana para viajar, relaxar, aumentar o seu contato com a natureza e ficar longe das tecnologias do mundo moderno? Planeje-se para conhecer a Ilha do Cardoso, arquipélago ainda pouco explorado e conhecido, que está situado na divisa entre Paraná e São Paulo, no município de Cananéia.

Tombada como Patrimônio Natural da Humanidade, é possível encontrar praias desertas, piscinas naturais, dunas, trilhas e até golfinhos. Um destino para quem é apaixonado por aventuras. Grande parte da região faz parte do Parque Estadual Ilha do Cardoso, criado em 1962 e administrado pelo Instituto Florestal de São Paulo.

A maioria dos passeios na Ilha do Cardoso são para conhecer as suas belezas naturais, por isso, prepare-se para encontrar muita paz, sossego e tranquilidade. No lugar não há sinal de celular e são pouquíssimos moradores na ilha.

As trilhas são várias, nas quais será possível caminhar pela floresta nativa e encontrar inúmeras espécies de animais e flores, além de cachoeiras belíssimas, praias e rios. Entre as principais trilhas da região destacam-se a do Morro das Almas e Mangue.

A Ilha mais extensa da região é a do Marujá, que conta com 18 quilômetros e muita areia clara e sol. No lugar quase não há sombra e, no lado norte, um costão marca o seu término. O acesso ao local é feito por meio de uma trilha e a praia é extensa, sendo formada por areia batida e águas mais turvas, devido ao encontro dos rios.

Outro lugar paradisíaco é Ipanema – uma pequena piscina, ótima para refrescar e renovar as energias. De lá é possível percorrer uma trilha que leva até a Cachoeira de Ipanema, que forma um lindo poço de água cristalina – ideal para banho.

Um outro ponto turístico conhecido é o Pontal da Praia, em que é possível ir caminhando. O trajeto tem 15 Km saindo da Vila do Marujá ou também de barco, que parte do Porto de Marujá. Prepare-se para se encantar com o visual das águas do canal que se encontram com as águas do mar e formam um espetáculo incrível!

Fique bem atento às águas, pois é possível encontrar vários golfinhos na região. Aproveite também para fazer passeios de barco e explorar ainda mais as belezas da Ilha do Cardoso. Geralmente, o passeio dura o dia todo e conta com uma parada para banho. As lanchas partem do píer da Vila do Marujá, que é a principal vila de pescadores da região, e oferece uma boa infraestrutura com restaurantes e até casas de forró, para garantir a diversão.

A culinária base do lugar são os frutos do mar e peixes. Não deixe de experimentar e conhecer.

Que tal planejar um fim de semana para conhecer os atrativos da região? Aproveite para viajar em qualquer época do ano com o Clube Candeias. Com unidades próprias e hospedagem integrada em vários lugares do mundo, é fácil planejar uma viagem no fim de semana, feriado ou férias.

O associado conta com a plataforma online para planejar o passeio, atendimento de uma equipe qualificada para esclarecer, resolver as dúvidas e dar toda a assistência necessária, além de várias vantagens como, por exemplo, o programa de recompensas, em que cada R$ 1,00 gasto em reservas na rede integrada, é revertido em um ponto para utilizar em uma das unidades próprias. Para saber mais é só clicar aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?