Já pensou em viajar para o Tocantins?

Paisagens maravilhosas e lugares incríveis para conhecer!

Tocantins é o estado mais jovem do Brasil. Criado em 1988, teve Miracema como capital provisória até a construção de Palmas, em 1990. A capital do Tocantins foi a última cidade brasileira planejada do século XX.

Sua arquitetura moderna e divisões urbanísticas fazem contraponto com toda beleza natural do estado, encontrada por exemplo, no Parque Estadual do Jalapão, um dos pontos turísticos mais visitados. Conheça um pouco mais:

Pedra Furada

O caminho até a Pedra Furada é um convite para apreciar as florestas de Eucalipto localizadas em meio às estradas de terra e areia. Localizada a, aproximadamente, 30km da cidade de Ponte Alta, a incrível formação de arenito, esculpida com auxílio do vento e da chuva, tornou-se uma grande obra de arte da natureza. Com suas grandes fendas que lembram portais, o local é perfeito para curtir o pôr do sol, além de permitir uma visão ampla das florestas próximas como o Morro do Chapéu e o Morro do perdido. É também um ótimo local para tirar fotos com um cenário único e surpreendente.

Cachoeira da Velha

Outra atração muito famosa no Parque do Jalapão – Tocantins, é a Cachoeira da Velha. Um espetáculo à parte, o show da queda d'água pode ser apreciado de perto pelos turistas por meio da plataforma de madeira construída especialmente para observação. Para quem está a fim de aventura, é possível praticar o Rafting (descida em corredeiras utilizando botes infláveis). A prática permite visão exclusiva de alguns pontos da cachoeira e garante uma boa dose de emoção ao passeio.

Dunas do Jalapão

Outra atração obrigatória no Tocantins são as Dunas do Jalapão. Formadas a partir de erosões das serras rochosas, formam um espetáculo natural com auxílio da luz solar, que reflete no solo, criando diversos tons dourados, mesclado com o azul do rio, construindo quase que um quadro vivo. De lá, é possível ter uma visão da Serra do Espírito Santo, outra incrível atração turística.

Serra do Espírito Santo

Localizada ao lado das Dunas, a Serra do Espírito Santo é uma das paisagens mais marcantes e excepcionais do Tocantins. A melhor forma de apreciar todos os pontos da atração é iniciando o passeio logo cedo, para conseguir registrar o nascer do sol. Para chegar ao topo, é seguido uma trilha que dura em média, 50 minutos para chegada no primeiro mirante. Por isso, orienta-se usar calçados confortáveis e específicos para esse tipo de caminhada. A Serra permite visão ampla do alto do Chapadão e a visão de lá de cima é deslumbrante.

Cachoeira da Formiga

Berço de águas cristalinas, a Cachoeira da Formiga também é local indispensável para visitação. Rodeada de vegetação de beleza exuberante, essa piscina natural é um destino necessário para quem viaja ao Tocantins. Mesmo nos lugares mais fundos, é possível ver a areia branquinha. Como a queda d'água é menor do que de outras cachoeiras, é um maravilhoso passeio para se fazer em família.

Ficou com vontade de visitar esses lugares mas ainda tem dúvidas de como se planejar e de onde ficar?

O Clube Candeias oferece uma rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagens, distribuída pelos cinco continentes. Além disso, os associados contam também com um aplicativo exclusivo que permite realizar reservas e acessar os serviços do Clube pelo celular. Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?