Locais imperdíveis em Cuiabá para curtir ainda mais a sua viagem

Cuiabá possui pontos turísticos que valem a pena conhecer!

Capital do Estado do Mato-Grosso, no centro-oeste brasileiro, Cuiabá é visitada por muitas pessoas que utilizam a estadia no município como ponto de partida para a visitação de locais turísticos famosos existentes na região e voltados para o turismo de natureza e de aventura, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal.

Entretanto, Cuiabá também possui pontos turísticos próprios que valem a pena conhecer! Por ser bastante visitada por empresários ligados ao agronegócio – que possui presença marcante na região – Cuiabá dispõe de uma ótima infraestrutura, com excelentes hotéis, restaurantes e outros serviços. Também conta com inúmeros museus e parques, proporcionando excelentes experiências de turismo histórico, cultural e de lazer.

Gastronomia

O turismo gastronômico se destaca, e entre os melhores restaurantes do município está o Mahalo, bastante sofisticado e que em sua gastronomia contemporânea mescla ingredientes da culinária local à culinária francesa. Já para aqueles que preferem apreciar uma gastronomia mais típica, indica-se a Peixaria Lélis, focada em pratos preparados com os peixes nativos da região do Pantanal, como o pacu e o pintado.

História e Cultura

Cuiabá também conta com um Centro Histórico, cuja área é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e artístico Nacional). Fundado em 1719 e tendo sido bastante populoso durante a corrida do ouro, posteriormente o município ficou "esquecido", trazendo ainda inúmeras construções arquitetônicas históricas, que possibilitam ao turista apreciar suas belezas durante um passeio pelo Centro Histórico e seus arredores.

Fundado em 1987, o Museu Histórico de Mato Grosso possui seu acervo aberto à visitação, trazendo referências históricas do Estado, a partir de quadros, pinturas, maquetes, esculturas, dentre outros itens. Para os interessados no turismo histórico e cultural, há ainda outros museus em Cuiabá a serem visitados:

  • Museu da Caixa D'água;
  • Museu da Imagem e do Som;
  • Museu do Rio e Aquário Municipal;
  • Museu da Arte Sacra de Mato Grosso;
  • Museu de Pré-História Casa Dom Aquino (voltado para Arqueologia e Paleontologia);
  • Museu de Pedras Ramis Bucair (seu acervo particular abriga mais de quatro mil peças arqueológicas, etnográficas e geológicas);
  • Museu Rondon (voltado à cultura indígena, seu acervo atual é de mais de mil artigos) e muitos mais.

Parques e Lazer

Sendo Cuiabá uma cidade bastante quente, com temperaturas que podem chegar aos 40º, recomenda-se um passeio até o Sesi Park. Excelente opção de lazer e entretenimento, o Sesi Park conta com 80 mil metros quadrados e estrutura ampla e moderna, e um de seus principais atrativos é o complexo aquático, esportivo e cultural. O município conta também com diversos parques, como os Parques Tia Nair, Zé Bolo Flô, Massairo Okamura, Mãe Bonifácia, dentre outros.

Religião

Cuiabá tem também pontos de turismo religioso, como a Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus, Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho e a Igreja do Rosário e São Benedito. Essa última foi construída por volta de 1730 e é um dos marcos da fundação do município. Construída com fachada típica da arquitetura colonial brasileira, conta em seus altares do interior com decoração barroca-rococó. Foi tombada juntamente com o Centro Histórico de Cuiabá, e nela ocorre a tradicional Festa de São Benedito.

Cuiabá certamente é um excelente local para fazer turismo histórico, gastronômico e cultural. Quer visitar esse e outros destinos turísticos, bem como contar com a estrutura do Clube Candeias? Baixe o aplicativo e tenha todas as facilidades que o Clube oferece. Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?