Lugares charmosos para conhecer no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul guarda belas paisagens, culinária com raízes europeias, vinho e produção de chocolate artesanal. Suas cidades são consideradas por muitos turistas as mais charmosas do país, portanto o destino mais aconchegante para conhecer durante o inverno. Algumas dicas são:

Gramado

Colonizada por imigrantes alemães e italianos do século 19, preservou suas raízes europeias através da arquitetura bávara, gastronomia e pela preservação das vegetações naturais. Possui casas tradicionais alemãs do estilo enxaimel e está cercada de chalés, lojas de artesanatos e chocolaterias.

Famosa pelas exibições das luzes de natal e pelas flores hortências na época da primavera, a cidade é considerada a “Europa Brasileira”. No inverno a sensação que os visitantes têm é que estão passeando pela Suíça, degustando fondues acompanhados de vinho.

A avenida principal da cidade “Borges de Medeiros” abriga restaurantes, lojas, casas de chocolate e cafés, além de museus como o “Mini Mundo”.

Canela

As cidades Canela e Gramado são tão próximas que se torna imperceptível a travessia de uma para outra. Canela guarda uma das mais belas cachoeiras do Brasil, localizada no Parque Estadual de Caracol, a “Cascata do Caracol” com 130 metros de queda.

O cartão-postal da cidade, a “Catedral de Pedra”, é uma igreja local fundada em 1937 e ao cair da noite dá um show à parte, completamente iluminada. Os turistas buscam suas produções vinícolas e o artesanato local é baseado na confecção de couro.

Bento Gonçalves

Charmosa pela tradição Italiana, está cercada por paisagens que se assemelham à Toscana. Conhecida por suas vinícolas e considerada a capital brasileira do vinho. No famoso roteiro “Caminhos de Pedra” os turistas deslumbram além da produção das vinhas, a estonteante arquitetura das construções antigas. O percurso está qualificado como museu vivo, devido a preservação do patrimônio histórico material e imaterial.

As melhores épocas do ano para visitar a cidade são na vindima, entre janeiro e março, momento que ocorre a colheita das uvas, e no inverno, para degustar os vinhos, passando pelo Vale dos Vinhedos, que ocupa a área de 82 quilômetros quadrados.

São Miguel Das Missões

A aconchegante São Miguel das Missões reúne as ruínas, fundadas no século 17, de um dos principais vestígios das missões Jesuítas, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O museu das missões reúne estátuas sacras, construídas pelos indígenas Guarani. No horário noturno acontece um espetáculo de luz e som, narrando a história do local.

Caxias do Sul

Reconhecida por sua qualidade em espumante e vinhos, reúne locais históricos, vinícolas e atrações como a Festa Nacional da Uva, momento que ocorrem as colheitas.

Caxias do Sul abriga o Château Lacave, o único castelo que possui uma vinícola na América Latina. Perfeito passeio de volta ao século medieval. Considerada a cidade mais diversificada e mais importante do Rio Grande do Sul.

Antônio Prado

A pequena cidade se destaca pelo conjunto arquitetônico tombado como patrimônio histórico e artístico. Parte do legado da cultura italiana, suas casas são construções de madeira e alvenaria, construídas entre os séculos 19 e 20.

No centro da cidade está localizado o maior acervo de arquitetura da imigração italiana em área urbana. Artesanato e cultura popular são legados do país europeu, o dialeto local, juntamente com o vestuário é chamado de Vêneto.

Capão da Canoa

Localizada no litoral norte, é uma das praias mais badaladas e tradicionais da região sul do país. Possui infraestrutura completa de serviços como shoppings, restaurantes, quadras de vôlei, futebol e outros esportes à beira mar. Além do calçadão, ótimo para aqueles que preferem caminhar ou andar de bicicleta, contando também com espaços para pesca e surf. Capão da Canoa guarda os dois maiores parques aquáticos gaúchos, o Marina Park e o Acqua Park.

Hospedagem de qualidade

O Clube Candeias oferece aos associados uma rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagens espalhadas pelo mundo inteiro, unidades próprias em diversas cidades brasileiras e aplicativo para reserva. Com instalações de alta qualidade, o Clube dispõe de unidades próprias em Canela e Capão da Canoa.

Mais informações em https://www.clubecandeias.com/




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?