Lugares incríveis para visitar na Rota do Vinho no Rio Grande do Sul

Cidades charmosas, clima romântico e friozinho das montanhas. A Rota do Vinho é um excelente destino para visitar e apreciar as belezas locais.

Não é à toa que o Rio Grande do Sul atrai muitos turistas: cidades charmosas, clima romântico e friozinho das montanhas. A rota dos vinhos é um dos principais passeios: 650 vinícolas, 24 municípios e restaurantes com gastronomias incríveis. Que tal ficar por dentro das aventuras na Serra Gaúcha e começar a planejar as suas próximas férias?

Visitar a rota dos vinhos não é apenas ficar expert em degustar vinhos tintos e brancos, que são produzidos na região, é conhecer a história, a cultura do lugar e se encantar com cada descoberta. As vinícolas estão situadas entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e também Monte Belo.

Reserve um tempo para visitar o Vale dos Vinhedos, que está situado cerca de 120 km da capital gaúcha. No lugar, você terá a chance de encontrar mais de 30 vinícolas, que oferecem visitas guiadas e guias turísticos, para explicar com detalhes a procedência das uvas e do vinho.

Muitas vinícolas do Vale dos Vinhedos contam com excelentes restaurantes, não deixe de visitar. A dica é se programar para tentar ir entre os meses de de dezembro e março, época que ocorre as colheitas e você pode aproveitar para degustar um bom vinho na lareira e curtir o clima romântico.

Se o seu destino for a cidade de Bento Gonçalves, programe-se para ir a a Casa Valduga. O local oferece visitas guiadas para contemplar todo o processo de produção, degustação e venda de produtos. Se você é viciado em doces, conheça a Casa Madeira que oferece deliciosas geleias e doces típicos da região.

Não deixe de visitar a Vinícola Miolo, que é uma das mais famosas do Brasil. Conta com uma excelente estrutura, em que você poderá aprender mais sobre vinhos com profissionais treinados e saborear deliciosas comidas no restaurante do local.

Mas, se quiser estudar e aprender mais, a Miolo possui uma Escola do Vinho, que disponibiliza cursos e degustação. Que tal aproveitar a oportunidade para aprender?

Outra vinícola conhecida é a Cordelier, que oferece provas de vinho. Além da degustação, nem pense em deixar de entrar no restaurante e experimentar o cordeiro, que é um dos pratos mais pedidos.

Em Garibaldi, uma das principais vinícolas que devem fazer parte do seu roteiro é a Peterlongo, que é a pioneira na produção de champanhe do Brasil. Durante o seu passeio, você poderá aprender sobre as principais diferenças que existem entre os métodos de produção das bebidas e, também, ficar por dentro de como eram as primeiras máquinas usadas na produção das bebidas.

Outra dica é passar pela Chandon do Brasil. A marca é considerada líder em espumantes de alto luxo e está no Rio Grande do Sul desde 1973. Aproveite para conhecer, fazer uma visita guiada e, quem sabe, uma degustação.

É uma ótima opção de viagem a dois ou em família. São lugares encantadores e com paisagens lindíssimas!

Ficou com vontade de fazer a rota dos vinhos no Rio Grande do Sul?

Programe as suas férias e deixe o resto por conta do Clube Candeias. Para você se hospedar com tranquilidade, economia e muito conforto, escolha uma das redes integradas que o Clube oferece.

Torne-se um associado e tenha acesso a benefícios exclusivos. Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?