Lugares lindos para visitar em Itacaré-BA

Itacaré é um dos destinos mais belos e cobiçados da Bahia. Cercada por maravilhas naturais, ela é famosa nacionalmente pelas suas praias espetaculares e oferece muitos outros atrativos para quem deseja se aventurar e conhecer um pouco mais da história, cultura e arquitetura da região.

A pequena e charmosa cidade fica ao sul do estado baiano, na Costa do Cacau, e tem retratado em cada rua e edifício o seu passado colonial, quando a região era a principal responsável pelo escoamento de cacau no país, entre os séculos XIX e XX.

Assim, além de lindas praias, espere por gigantescos casarões, igrejas e outras construções datadas do início da década de 1720 ao visitar o vilarejo, além, é claro, de uma culinária voltada ao cacau, com sucos, pratos mais diversos e até caipirinha preparados com a fruta.

Descubra lugares lindos e imperdíveis que apresentam toda a beleza natural e riqueza histórica de Itacaré:

Praia da Concha

Formada pelo encontro do mar com o Rio de Contas, a Praia da Concha é a principal e mais badalada praia de Itacaré. As águas calmas e menos salgadas tornam o local ideal para a prática de esportes náuticos, como caiaque e stand up, proporcionando diversão para toda a família.

Concha também oferece uma das melhores infraestruturas entres as praias da região, contando com cabanas e pousadas sofisticadas à beira-mar, além de bares, quiosques e restaurantes que servem o melhor da culinária local. Além disso, no canto esquerdo da Praia de Concha, os turistas ainda podem conhecer o Mirante do Xaréu, onde é possível ter uma bela vista de toda a orla e contemplar um belíssimo pôr do sol.

Na outra ponta, perto do farol, ainda é possível esticar um pouco mais a visita e assistir ao nascer da lua na belíssima noite de Itacaré.

Praia da Ribeira

A Praia da Ribeira é outro destino imperdível para quem ama o mar em Itacaré. Menos movimentada, ela é cercada pela mata atlântica e tem águas claras e calmas ideais para o banho.

Lá também está o riacho do Rio Ribeira, que desce em pequenas quedas d’água até uma represa, onde deságua em uma linda piscina de água doce que também pode ser aproveitada pelos turistas.

Para quem deseja se aventurar um pouco, a Praia da Ribeira também conta com uma tirolesa que corta a faixa de areia de uma ponta à outra e oferece muita adrenalina, além de uma vista incrível!

Prainha

Fora da zona urbana da cidade existem diversas outras praias mais afastadas igualmente incríveis. Uma das mais famosas delas é a Prainha, o cartão postal de Itacaré e uma das praias mais belas do Brasil.

Ela só é acessível por uma trilha (cerca de 40 minutos) que corta a Mata Atlântica. Um percurso um pouco complicado, mas que, certamente, vale muito a pena, principalmente ao alcançar a vista deslumbrante da Prainha, com sua enseada perfeitamente simétrica e dois morros verdes ao norte e ao sul da praia, além de um coqueiral beirando a areia.

Tudo isso em um cenário pouco movimentado, ideal para quem quer um pouco de silêncio e conexão com a natureza. Para os surfistas, o mar é o ideal, com grandes ondas o ano inteiro!

Centro Histórico

Se, durante o dia, a principal atração de Itacaré são as praias, à noite é o centro histórico da cidade que ganha destaque. As ruas de Pituba e Pedro Longo ficam lotadas de turistas que saem para aproveitar seus bares, lojas e restaurantes e conhecer um pouco mais da cultura da região.

Também no Centro Histórico, vale uma visita à Capela de São Miguel e à Igreja Matriz, belíssimos edifícios coloniais que revelam muito da cidade de Itacaré e da Bahia.

Programe sua viagem

Se você deseja conhecer esse e outros destinos, conte com o Clube Candeias! O meio clube de turismo do Brasil dispõe de uma rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagens nos principais destinos do Brasil e do exterior, oferecendo o melhor em conforto e economia para associados.

Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?