Melhores viagens de trem para fazer

Ainda que no Brasil as viagens de trem não sejam tão fortes como em países da Europa, o turista pode desfrutar de belos passeios aqui mesmo no nosso país. Há roteiros muito bonitos e pitorescos que agradam em cheio aos passageiros.

Selecionamos, abaixo, as cinco melhores viagens de trem que você pode fazer – passeios únicos para toda a família aproveitar. Confira:

Maria Fumaça, Trem do Vinho, Bento Gonçalves a Carlos Barbosa (RS)

Quem for visitar o Rio Grande do Sul não pode, de forma alguma, deixar de cumprir este roteiro imperdível. São 23 quilômetros de um passeio que inclui bandinhas italianas dentro dos vagões e danças típicas entre os passageiros. O trem passa pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Nas estações onde são feitas as paradas há degustação de vinhos, espumantes e suco de uva. Durante o trajeto o turista pode apreciar a bela serra gaúcha.

O embarque é na Estação Ferroviária de Bento Gonçalves e o desembarque na Estação Ferroviária de Carlos Barbosa.

Serra do Mar, Curitiba a Morretes (PR)

Fazer o trajeto de Curitiba a Morretes de trem é para ficar na memória. O passeio é longo, cerca de 110 quilômetros atravessando a reserva ecológica da Serra do Mar. Os turistas são presenteados com paisagens incríveis. O destaque fica para a vista da ponte São João. É o ponto alto, literalmente, do roteiro. São 55 metros de altura. O trem passa também por túneis e cascatas. A viagem dura pouco mais de quatro horas. Há duas opções de viagem. O trem comum onde ficam as classes econômica, turística e executiva ou os belos vagões de luxo. Estes últimos só funcionam em determinados finais de semana.

O embarque é feito na Estação Ferroviária de Curitiba e o desembarque na Estação Ferroviária de Morretes.

Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES)

A viagem de trem mais longa do Brasil é o percurso entre Belo Horizonte e Vitória. São 664 quilômetros e 13 horas de viagem. O trem para em mais de 30 estações, mas são paradas rápidas que não aumentam o tempo de deslocamento. Os passageiros podem desfrutar do carro-restaurante e carro-lanchonete. Há circulação de carrinhos de vendas de lanches nos vagões executivos e econômicos. Segundo relatos de passageiros, as acomodações são muito confortáveis. A Estrada de Ferro Vitória a Minas vem a ser o único trem de passageiros atuante no Brasil. A paisagem é única. O trem passa por montanhas, muita natureza, rios e cidades em 29 estações.

O embarque é na Estação Ferroviária de Belo Horizonte e o desembarque na Estação Ferroviária de Cariacica (ES).

Maria Fumaça, Ouro Preto a Mariana (MG)

O visual da bela locomotiva remete ao começo do século XX e já impacta os turistas logo na chegada da estação. O trajeto é de encher os olhos. São 18 quilômetros de passeio através de montanhas, cachoeiras e natureza. Os embarques são de sexta a domingo. Os carros possuem o interior de madeira e a sensação é de estar fazendo uma viagem no tempo. O vagão panorâmico possui uma estrutura transparente, permitindo uma visualização total do cenário encantador de Minas Gerais.

O embarque é na Estação de Ouro Preto e o desembarque na Estação de Mariana.

Viagem de trem Macapá a Serra do Navio (AP)

O trajeto é de Macapá até a Serra do Navio. Para moradores ou turistas, admirar nada mais nada menos que a floresta amazônica é sempre gratificante e surpreendente. Durante o passeio é possível avistar alguns postos de extração de manganês. O percurso leva em torno de seis horas em 195 quilômetros percorridos.

O embarque é na Estação Ferroviária de Santana e o desembarque na Estação Ferroviária da Serra do Navio.

Vai fazer uma viagem de trem?

Fique hospedado com quem tem a garantia de segurança e qualidade no atendimento e passe momentos felizes com sua família!

O Clube Candeias possui mais de 30 unidades próprias em diversas cidades brasileiras, além de uma rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagem pelo mundo inteiro.

Associe-se e desfrute de todos os benefícios que o maior clube de férias do mundo tem a oferecer. Clique aqui e saiba mais.



Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?