O que fazer em São Miguel das Missões? Veja nossas dicas

Entre os muitos pontos turísticos do Rio Grande do Sul, há um que merece atenção especial do viajante. A cidade de São Miguel das Missões não é um destino muito fácil de chegar, tendo em vista sua distância: são 470 quilômetros da capital Porto Alegre. Porém, vale o investimento!

Imagine visitar um lugar onde a história se descortina ante nossos olhos?

Você deve estar se perguntando o que fazer em uma cidadezinha com cerca de oito mil habitantes. Bem, para início de conversa, o local é tombado como Patrimônio do Mundo pela Unesco. Lá estão localizadas as Ruínas de São Miguel. Entretanto, além das ruínas – grande chamariz local – há outras atrações para você se divertir com sua família. Confira:

Pórtico de São Miguel das Missões

Distante 16 quilômetros da cidade de São Miguel, o visitante irá se deparar, junto ao pórtico, com lindas esculturas em homenagem a São Miguel Arcanjo, Padre Jesuíta Cristóvão de Mendonça, Sepé Tiarajú, mulheres, crianças e homens guaranis. A iluminação, à noite, é digna de registro.

Dindinho Missioneiro

Já pensou em fazer um passeio pelos pontos turísticos de São Miguel das Missões? Dindinho é o nome de um reboque engatado em uma caminhonete com capacidade para levar até vinte pessoas. O passeio é acompanhado por um guia turístico. Sem dúvida, uma excelente diversão também para as crianças.

Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo

As ruínas da Igreja de São Miguel, o campanário, a sacristia, fundações, base do casario indígena e artefatos católicos são encontrados neste local fascinante e de muita história. Sua importância é tão grande que em 1938 foi tombado como Patrimônio Nacional e, em 1983, Patrimônio Cultural do Mundo. É lá que ocorre o Espetáculo de Som e Luz, com duração de 48 minutos, exibindo a história dos índios guaranis desde o momento que surgiram até sua destruição. O espetáculo se desenvolve frente à Igreja do Sítio Arqueológico. O show de luzes é impressionante, sempre causando muitas emoções ao público que assiste.

Museu das Missões

Localizado dentro do Sítio, sua estrutura remete às habitações dos missioneiros. A parada é obrigatória. Projetada pelo arquiteto Lúcio Costa, o turista encontrará relíquias históricas e arquitetônicas datadas dos séculos XVII e XVIII. São 92 objetos de esculturas sacras missioneiras, que variam de 15 cm a 2,20m de altura. Infelizmente, um tornado passou pelo local em 2016 e danificou muitas peças do acervo.

Fonte Missioneira

A fonte fica dentro do Sítio Arqueológico, distante somente um quilômetro das ruínas. Foi descoberta a menos de 40 anos e os moradores da cidade afirmam que ela era uma das sete fontes que guarneciam a redução.

Depois de tantos passeios é lógico que a fome vai bater. Mas não se preocupe. Na pequena São Miguel das Missões você encontrará vários restaurantes com gastronomia típica da região.

Clube Candeias

Como você viu, São Miguel das Missões é um destino turístico que pode ser visitado em apenas um fim de semana. Se você está a fim de passear por um lugar tão pitoresco, não perca a oportunidade! Cada parada é uma verdadeira aula de história e cultura do início ao fim. E se quiser conhecer outros destinos, que tal a Serra Gaúcha?

Para que gosta de viajar, nada melhor do que explorar novos roteiros desfrutando de todo bem-estar e conforto! O Clube Candeias dispõe de uma rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagens pelo mundo todo. Associe-se ao Clube Candeias e curta suas viagens com quem está há anos na estrada junto com você!

Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?