Oito destinos em Minas Gerais que você deve colocar no seu roteiro de viagem

Um dos melhores destinos brasileiros para agradar a família toda!

Cercada por montanhas, vales e serras, um dos estados mais ricos e bonitos do Brasil guarda tesouros que fazem jus ao nome. Longe do litoral, Minas Gerais é um oásis para quem curte cultura, história, boa comida e folclore, além de ser um dos melhores destinos brasileiros para agradar tanto pais quanto filhos. Minas tem um atrativo para cada idade e interesse. Dessa forma, não é tarefa fácil selecionar destinos turísticos em Minas Gerais, mas aqui listamos oito destaques.

Poços de Caldas

Hoje em dia, famosa pelo seu festival de literatura que acontece entre abril e maio, Poços de Caldas é reconhecida por suas fontes de águas sulfurosas. Essas fontes foram descobertas durante o século XVII e logo passaram a ser consideradas curativas devido a suas propriedades de nascentes vulcânicas.

Ilustres visitantes de uma histórica Poços de Caldas incluem Dom Pedro II, Carmem Miranda, Olavo Bilac, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek – que frequentou não só as termas, mas o sofisticado Hotel Palace (que até 1946 tinha também um elegante cassino).

Vale um passeio pelas Thermas Antônio Carlos, onde é possível aproveitar as instalações requintadas do ambiente e curtir banhos termais, tudo isso bem no centro da cidade. Poços de Caldas e suas belas praças e jardins urbanos oferece, ainda, uma vasta seleção de lojas de produtos do sul de Minas, cafés e restaurantes descolados.

Conceição de Ibitipoca

Nos arredores de Lima Duarte e próxima a Juiz de Fora, fica a charmosa Conceição de Ibitipoca. O vilarejo é cercado pela reserva natural do Parque de Ibitipoca, local extremamente procurado pelos amantes da natureza e por quem curte ecoturismo.

A simplicidade do local, com suas ruas feitas de pedras e um casario rústico e colorido, é perfeita para quem precisa escapar da cidade grande e se reconectar com a natureza. Ibitipoca não desaponta quem busca se revigorar ou quem está apenas atrás de pura tranquilidade com cachoeiras e muito ar puro.

Devido aos seus elementos naturais tão bem preservados como flora e fauna, Ibitipoca é muito procurada por estudiosos e entusiastas das ciências. Durante o Revéillon e o Carnaval há bastante agito na cidade e as pousadas simples e básicas ficam sempre lotadas.

Capitólio

Uma cidade deslumbrante com inúmeras atrações naturais, Capitólio é justamente conhecida como a Rainha dos Lagos. Localizada próxima à reserva do Lago de Furnas, é tarefa difícil nomear as melhores cachoeiras e piscinas naturais da cidade.

Muito procurada por amantes de esportes náuticos, Capitólio é pura diversão para quem planeja passeios de barco e lancha e quer fugir do agito das praias. Por estar localizada na Serra da Canastra, além do ar puro, Capitólio conta com algumas das vistas mais deslumbrantes de Minas, além de piscinas naturais de águas cor de esmeralda.

Capitólio é bastante procurada nos feriados e férias mais prolongadas. A melhor época do ano para visitar a região é a das estações mais moderadas como outono e primavera por serem mais amenas, menos chuvosas e em baixa temporada.

Araxá

Quem não se lembra da história de Dona Beja, sedutora habitante de Araxá que escandalizou a sociedade durante o século dezenove? Beja é hoje nome de uma das fontes de água mais procuradas na cidade.

Localizada no Triângulo Mineiro, Araxá foi um dos destinos mais procurados durante exploração das minas de ouro no século dezesseis e, por isso, conta hoje, com uma rica história. Situada numa região afluente, Araxá é conhecida por suas termas de águas medicinais. Na década de quarenta o belíssimo Grande Hotel de Araxá foi construído para receber ilustres visitantes e turistas à procura das propriedades curativas e relaxantes das águas da região.

Para quem curte o friozinho das montanhas, Araxá é ideal, pois chega a ter uma temperatura de cinco graus durante os meses de inverno. Não deixe de visitar o Museu Dona Beja e sua coleção de objetos do século dezenove, além das lojas com seus sabonetes de lama e algumas iguarias mineiras.

Ouro Preto

Uma das cidades mais bonitas do mundo e patrimônio da UNESCO, Ouro Preto é um desses lugares de onde não saímos os mesmos. Um verdadeiro museu a céu aberto, Ouro Preto conta com o imperdível Museu da Inconfidência e seu prédio imponente na Praça Tiradentes, onde o mártir teve sua cabeça exposta. Casarios coloniais muito bem preservados, esculturas, além de inúmeros bares, cafés, restaurantes e lojas de artesanato, Ouro Preto tem geografia privilegiada e proporciona vistas de tirar o fôlego.

Para curtir a cidade e toda a sua glória é preciso um pouco mais de tempo. Um número vasto de acomodações para todos os gostos e bolsos é facilmente encontrado na cidade. Prepare a máquina fotográfica para registrar as fachadas dos casarios mais belos de Minas, as igrejas com toneladas de ouro.

Mariana

A primeira capital de Minas Gerais e a cidade mais antiga do estado, Mariana conta com uma das mais preservadas arquiteturas barrocas do País. Mariana, infelizmente, foi há poucos anos destaque por conta de uma tragédia do setor da mineração que contaminou o Rio Doce, fazendo desaparecer seus peixes e plantas fluviais.

Enquanto a cidade se levanta e retoma sua rica história, nossa dica é prestigiar o local e frequentar seus pontos belos e de grande importância histórica como a Praça Minas Gerais, parte intocada do século dezessete, com suas igrejas barrocas em ótimo estado de preservação. Destaque para a Catedral de São Pedro dos Clérigos, construção belíssima em estilo barroco, mas que foi abandonada, sendo a única na região sem o abundante e excessivo revestimento de ouro, apenas com um trabalho sofisticado de carpintaria.

Tiradentes

Quer relaxar e se desconectar da correria dos grandes centros sem abrir mão de cultura e história? Então, Tiradentes é o destino perfeito! Uma cidade minúscula, mas com grande badalação artística, preserva uma rica arquitetura colonial e tem suas principais atrações num único ponto: o centro. Destaques para o Chafariz São José e a Igreja Matriz de Santo Antônio. Vale notar ainda que, em janeiro, Tiradentes é palco da badalada mostra de Cinema, já reconhecidamente importante em todo o País.

Caraça

Conhecida como Serra do Caraça ou Parque Natural do Caraça, essa é uma área de peregrinação, ecoturismo e profunda apreciação da natureza. O local, que teve seu início com a construção de uma igreja – a empenho do religioso Irmão Lourenço, figura ainda misteriosa naquela região – foi também a sede do célebre Colégio do Caraça, onde estudaram personalidades políticas como Affonso Penna. Hoje é monumento tombado.

A região tem uma reputação de ser mal-assombrada por mistérios não resolvidos em torno de vários religiosos que passaram pelo lugar. Protegidos dentro da reserva do parque encontram-se os lobos-guará – símbolo da região e uma coleção majestosa de espécies de orquídeas.

A dica para acomodação é se hospedar em uma das três principais pousadas dentro da reserva. Um local místico e de uma beleza ímpar.

Que tal planejar a sua viagem?

O Clube Candeias, maior clube de turismo programado do Brasil, oferece diversas vantagens aos seus associados, entre elas 500 mil opções de hospedagem na rede integrada. Clique aqui e saiba mais como tornar-se sócio e desfrutar de descontos exclusivos.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?