Onde curtir as melhores festas juninas

São diversas opções para se divertir!

No mês de junho acontecem as famosas Festas Juninas, principalmente na região Nordeste do Brasil, onde o turismo cresce bastante e há muitos locais interessantes para visitar. Se você pretende aproveitar essa época do ano, mas ainda não sabe para onde ir, fique tranquilo! Nós listamos cinco cidades para curtir as melhores festas juninas. Siga na leitura e confira!

O que são as Festas Juninas?

São celebrações de origem pagã que datam de períodos anteriores à idade média. Nessa época, eram festejados os deuses da natureza e fertilidade. Mais tarde, a igreja católica aderiu às festas e deu um caráter religioso para a comemoração.

Outro fator importante na história das Festas Juninas é que em Portugal se comemora a Festa de São João, o que se chama de festas joaninas. O costume chegou ao Brasil no período colonial e hoje temos as festas juninas que incorporaram elementos da nossa cultura.

Hoje em dia é impossível não associar a comemoração do São João com o Nordeste brasileiro e as festas caipiras, recheadas de músicas nos ritmos de Forró, quadrilhas e as comidas típicas da época do ano na região.

Em que lugares acontecem as melhores Festas Juninas?

No Brasil, as melhores localidades estão no Nordeste.Veja cinco cidades que possuem as melhores festas juninas do país:

Campina Grande (PB)

Não é conhecida como a "Terra do Maior São João do Mundo" à toa. Campina Grande comemora o São João durante um mês inteiro. Em 2019, a festa completará 36 anos de existência e acontecerá de sete de junho a sete de julho, tendo diversas atrações musicais como Ivete Sangalo, Elba Ramalho e Marília Mendonça. Além disso, há campeonato de quadrilhas, muito forró, cidade cenográfica e muito mais.

Teresina (PI)

Uma das mais populares festas juninas do Brasil acontece em Teresina, no Piauí. A festividade chamada de "Cidade Junina" completa 25 anos em 2019 e é consagrada como um dos berços da cultura popular. A cidade incorpora todos os elementos típicos das festas de São João e possui atrações como Bumba-meu-boi, festival de quadrilhas e muito mais. O evento acontece de 15 a 22 de junho.

Caruaru (PE)

A primeira festa de São João de Caruaru aconteceu em 1972 e desde então só cresceu. Atualmente é uma das festividades mais prestigiadas do país e durará, em 2019, do dia 1º de junho até o dia 30. Já foram confirmadas presenças de artistas como Bell Marques, Léo Santana e até mesmo do DJ Alok. Também não faltam comemorações com danças típicas e atrações para agitar os turistas.

Mossoró (RN)

A cidade de Mossoró, que fica a pouco mais de três horas da capital Natal, abriga a festa "Mossoró Cidade Junina", também bastante tradicional no País. As festividades têm início no dia oito de junho com o tradicional "Pingo da Mei Dia" e vão até 30 de julho com a realização de festivais de quadrilhas juninas.

São Luís (MA)
A capital maranhense é outro destino turístico ideal para curtir uma das melhores festas juninas do Brasil. Destacam-se as apresentações do Bumba-meu-boi, a principal representação cultural do estado do Maranhão. De 19 a 30 de junho acontecem os eventos, mas a festa terá início em 14 de junho com as prévias dos festejos juninos.

Não faltam opções para curtir o São João. Com essa lista fica ainda mais fácil para você escolher o destino ideal. E sabia que se associando ao Clube Candeias você não terá dor de cabeça com hospedagem?

O maior clube de turismo do País oferece uma rede integrada de hospedagens com mais de 500 mil opções pelo mundo todo, além das unidades próprias espalhadas pelos cinco cantos do Brasil. Clique aqui para se associar agora mesmo!


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?