Os melhores locais de Ouro Preto para visitar

Conhecer esses lugares é uma experiência única que não pode faltar no seu roteiro de viagem.

Palco de grandes eventos da história do Brasil e exemplo de beleza e cultura, Ouro Preto é um destino inesquecível. Contudo, em virtude da necessidade de distanciamento social, um passeio por essa belíssima cidade mineira deve fazer parte da lista de destinos para se conhecer após a pandemia. Para ajudar a planejar a sua viagem, separamos algumas dicas para visitar e aproveitar o que o local tem de melhor a oferecer.

Localizada a menos de 100km da capital Belo Horizonte, Ouro Preto, antes chamada de Vila Rica, ficou conhecida ainda no período colonial por estar em uma região de grande exploração de ouro e ter sido nomeada como uma cidade imperial por Dom Pedro I. Tornou-se também, em 1980, a primeira cidade brasileira a ser tombada como patrimônio cultural da humanidade, principalmente pela característica arquitetura do barroco e do rococó presente em toda a cidade.

Um ponto turístico bastante famoso e que demarca o centro da cidade de Ouro Preto é a Praça de Tiradentes – recebe esse nome por ser o local onde foi exposta a cabeça decepada de um dos líderes da Inconfidência Mineira. Na praça é também possível visitar o Museu da Inconfidência, que se dedica à memória do movimento e à história da cidade, com itens como móveis, roupas e documentos que remontam a antiga Vila Rica, além da exposição de belas peças de arte.

Para conhecer melhor arquitetura que tanto representa Ouro Preto, uma visita à Igreja de São Francisco de Assis é indispensável. Planejada pelo arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, a Igreja é uma das mais belas construções do barroco e do rococó brasileiro. Chama a atenção dos visitantes pelas suas ornamentações rebuscadas e elementos na cor dourada. Em seu interior pode-se admirar as magníficas obras do pintor Mestre Ataíde, que enfeitou o teto da igreja com a ascensão de Virgem Maria, e suas laterais com a Santa Ceia.

Um outro passeio para imergir ainda mais na arte e cultura do local é a visita ao Museu de Aleijadinho, que possui um acervo composto por mais de 200 peças esculpidas em madeira ou pedra sabão, além de objetos que recontam a história de Aleijadinho. O Museu está localizado logo atrás da Igreja de São Francisco de Assis e leva a outras duas, sendo uma delas a Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, onde está o túmulo do artista.

A cidade também oferece passeios pelas minas de ouro, que foram fundamentais para a história da cidade e de toda a região. A visita é feita pelos trilhos usados para transportar o metal e, lá dentro, é possível ter uma dimensão da quantidade desse bem que foi extraído, além de serem apresentadas as formas como o ouro era obtido e as condições que os escravizados ali enfrentavam. Conhecer esses lugares é uma experiência única que não pode faltar no seu roteiro de viagem.

Em Ouro Preto também são realizados tour guiados, que passam pelas famosas ruas íngremes e permitem conhecer toda a cidade, os restaurantes de comida típica mineira, feiras com peças de artesanato e vários outros aspectos do lugar.

Levar a família ou os amigos para conhecer os encantos dessa cidade ou qualquer outro destino, pode ser muito mais fácil associando-se ao melhor clube de férias do mundo! O Clube Candeias conta com uma série de vantagens para seus associados, como a plataforma de reservas online, uma rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagens em todo o mundo, além de várias unidades próprias espalhadas pelo Brasil. Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?