Os sete melhores pontos turísticos de Cubatão

Belas paisagens, piscinas naturais, parques e outras atrações para apreciar na cidade.

O município, localizado a apenas 58 km da capital paulistana, abriga milhares de espécies de árvores e diversos animais, inclusive alguns em risco de extinção como a jaguatirica e a ave guará-vermelho. Emancipada no ano de 1949, Cubatão se desenvolveu, transformando-se em um grande parque industrial. Infelizmente, com o seu crescimento, chegou a ter problemas ambientais. Porém, a partir dos anos 80, quando começou seu combate à poluição, passou a ser considerada símbolo mundial de recuperação ambiental pelas Nações Unidas. Agora que você sabe um pouco da história, que tal planejar sua viagem e conhecer os sete melhores pontos turísticos de Cubatão?

Parque Ecológico do Perequê

Natureza, piscinas naturais e cachoeiras, assim é o Parque Ecológico do Perequê. Contando com 168 hectares, o Parque oferece espaços para caminhada, piquenique e áreas para a prática de ecoturismo. Para ter acesso às piscinas naturais e cachoeiras é necessário fazer uma trilha de, aproximadamente, 8 km em um terreno com rochas, subidas, raízes e pedras escorregadias, um trajeto perfeito para os amantes de aventuras.

Aproveite também para se deslumbrar com a Cachoeira Véu da Noiva, que possui quedas d’água com 80 metros de altura. O acesso para chegar ao Parque é por meio de uma estrada marginal, que fica na altura do km 4, da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no sentido Cubatão-Guarujá. Vale destacar que o Parque funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada grátis.

Caminhada Estrada Velha de Santos

Nessa caminhada de nove quilômetros, os visitantes terão a oportunidade de conhecer os prédios históricos, a exuberância da Mata Atlântica e é claro, descobrir um pouco da história do lugar. Você também passará pela Calçada do Lorena, reconhecida como o primeiro caminho pavimentado com rochas, unindo o planalto ao litoral e pelo conjunto de oito monumentos históricos construídos no ano de 1922, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Não deixe de contemplar a bela paisagem ao longo da caminhada.

Parque Anilinas

Situado na região central de Cubatão, o Parque tem 54 mil metros quadrados. Atualmente, chamado de Novo Anilinas, também já foi denominado Cidade da Criança e Parque Anilinas. Além de possuir estrutura para prática de arvorismo e tirolesa, o Parque oferece aos visitantes quadras esportivas multiuso, áreas de convivência, pista de caminhada, jardins, mesas de tênis de mesa, playground e uma das maiores pistas de skate do Brasil. O local também conta com dois cinemas, espaço cultural, oito salas de arte, teleférico e um imenso espelho de água.

Pouso de Paranapiacaba

No ponto da Serra, onde o Atlântico é avistado, o Pouso de Paranapiacaba trata-se de uma construção em alvenaria com rochas, tijolos e elementos de granito lavrado. Por meio de varandas que completam a paisagem, o local – que antes era um antigo ponto de parada de carros durante a viagem entre Santos e São Paulo – possui painel de azulejos pintados, que retratam o mapa do estado e as estradas existentes da época.

Programa de visita à Usina Subterrânea

Já pensou conhecer uma usina subterrânea, escavada diretamente na rocha? No passeio você verá a casa de máquinas, os reservatórios dos planaltos, grandes galpões, bem como terá uma visão privilegiada da região. Vale destacar que a usina hidrelétrica da Light oferece aos interessados visitas agendadas para explorar as instalações das usinas de superfície e subterrânea e a casa de bombas, além de visualizar fotografias e maquetes que mostram o processo de produção da energia elétrica e a rede que faz a distribuição.

Refinaria Presidente Bernardes

Conhecida como a primeira grande refinaria nacional, a Refinaria Presidente Bernardes é um excelente ponto turístico. Os passeios são monitorados e oferecem apresentações dos processos industriais, principais produtos e mercados. Além disso, o local possui auditórios, refeitórios e excelente infraestrutura para receber os visitantes. Pertencente à Petrobras, a refinaria é a responsável por 11% do fornecimento de derivados do petróleo do País.

Parque Ecológico Cotia-Pará

Localizado a apenas 2 km de Cubatão, o Parque é considerado um dos locais mais charmosos da cidade. O lugar possui mini zoológico, viveiros de pássaros, mais de 1.000.000 de m² de manguezais, onde existe um sítio ecológico – o Morro Piaçaguera, coberto pela mata atlântica e a restinga.

Além dessas atrações, você encontrará lagos artificiais, viveiro de mudas, mirante com a estátua do cristo redentor e áreas de esporte e lazer, equipadas com quiosques e churrasqueiras. Vale complementar que o Parque também possui o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestres, em que recebe animais de várias cidades da região para tratamento e recuperação.

Para você que gosta de viajar e conhecer novos lugares, que tal fazer parte do maior clube de turismo programado do Brasil? No Programa de Recompensas, a cada R$ 1,00 gasto em hospedagem na rede integrada, você ganha um ponto para usar nas unidades próprias. São mais de 500 mil opções de hospedagem em hostels, hotéis e pousadas parceiras. Que tal fazer parte também do programa de recompensas? Você só vai se dar bem! Clique aqui e fique por dentro!




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?