Ouro Preto e seus encantos. Planeje sua viagem!

Prepare-se para conhecer lugares lindíssimos!

Dentre as distintas cidades coloniais espalhadas por Minas Gerais, resultado do “ciclo de ouro” do Brasil no século XVIII, sem dúvida a mais importante e famosa é Ouro Preto.
Nascida aos pés da Serra do Espinhaço, o centro colonial de Ouro Preto tem uma topografia maior e mais íngreme que qualquer outra cidade histórica em Minas Gerais. Com suas fachadas barrocas, igrejas de arquiteturas complexas e as características ruas de paralelepípedo, é considerada por muitas pessoas como a cidade mais bonita do Brasil. Fama compreensível, já que a cidade toda foi considerada como patrimônio mundial.

Ouro Preto é, também, a cidade natal de Aleijadinho, maior representante do barroco mineiro e um dos maiores escultores e artistas da história do Brasil.
Um dos centros históricos e culturais mais importantes do mundo, entra na lista de lugares obrigatórios a se visitar, principalmente por amantes da arquitetura, devido a seus prédios, museus e igrejas espetaculares. A cidade oferece, também, parques de beleza natural ímpar, minas de ouro gigantescas e imponentes, além do famoso carnaval de Ouro Preto.

Está planejando visitar essa importante cidade brasileira? Veja algumas das atrações mais encantadoras de Ouro Preto:

Museu Casa Guignard

Aberto em 1987, o museu Casa Guignard homenageia Alberto da Veiga Guignard, um dos maiores pintores e designers do século XX.

Basílica Nossa Senhora do Pilar

Uma das igrejas mais famosas de Ouro Preto. Sua construção teve início no final do século XVII, mas ainda hoje mantém sua condição primitiva, com o interior banhado a ouro e imagens religiosas esculpidas. Como forma de proteção a essas obras – já com séculos de vida – fotos são proibidas no interior da igreja.

Museu da Farmácia

Integrada à Universidade Federal de Ouro Preto, o Museu da Farmácia é dedicado aos estudos e práticas de farmácia e medicina entre os séculos XIX e XX em Ouro Preto. As exposições apresentam arquivos de notas, equipamentos e diferentes tipos de medicina e drogas datadas desde o século XVIII.

Parque Estadual Itacolomi

Um parque estadual composto de paisagens montanhosas e belezas naturais impressionantes como cachoeiras e lagos. Muito popular para os amantes de caminhadas por seu grande número de trilhas.

Mina du Veloso

A Mina du Veloso é uma antiga mina com 400 metros de túneis subterrâneos. Um guia leva os visitantes pelas minas descrevendo a história do Ciclo de Ouro do Brasil, as várias técnicas usadas pelos escravos africanos que trabalhavam ali, além de discutir o dia-a-dia e costumes dos mineradores.

Igreja de São Francisco de Assis

Projetada por Aleijadinho e construída em 1768, é um dos lugares mais famosos da cidade de Ouro Preto. A igreja, perfeitamente preservada, traz em seu interior uma rica decoração composta por figuras religiosas (também esculpidas por Aleijadinho), e a incrível arte de Manuel da Costa Ataide: um grande mural que demorou nove anos para ser pintado em seu teto.

Planeje sua viagem

No Clube Candeias os associados têm direito a uma série de vantagens, como unidades próprias com preços que cabem no seu bolso, rede integrada de mais de 500 mil opções em hospedagens pelo mundo e um atendimento personalizado. Clique aqui para se associar!




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?