Paisagens incríveis para curtir na Chapada das Mesas

Um dos destinos mais únicos no nordeste brasileiro é a surpreendente Chapada das Mesas. Ali, o visitante tem uma experiência diferente de qualquer outro destino no Brasil e no mundo, ao se deparar com o que a natureza tem de melhor a oferecer.

O cerrado, a caatinga e a floresta amazônica se encontram neste deslumbrante paraíso natural, formando cenários cinematográficos. Essa mistura faz com que, mesmo não sendo tão famosa quanto as outras chapadas, a Chapada das Mesas se destaque por sua pluralidade de atrações.

A receptividade e acolhimento do povo maranhense somam-se aos poços de águas transparentes, trilhas de paisagens deslumbrantes, cânions imponentes e incontáveis cachoeiras que compõem essa aventura. Não poderia ser mais perfeito, certo?

Todos esses motivos já são suficientes para colocar a Chapada das Mesas na lista dos viajantes do mundo inteiro.

Como chegar na Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é gigantesco e fica em região isolada, a 840 km de São Luís, 790 km de Teresina e a 500 km de Palmas. Essa região do Parque Nacional também é vizinha do Rio Tocantins, com seu memorável pôr do sol, além de ser o limite entre os estados do Maranhão e Tocantins.

Por ter essa localização remota, a opção mais comum para chegar até lá é por voo até Imperatriz. A partir dali, o visitante consegue contratar serviços de transporte até a Chapada das Mesas.

O que fazer na Chapada das Mesas

Chama muita atenção de todos que passam por lá, a riqueza de opções de atividades e atrativos da Chapada das Mesas. Essa região é muito singular, por estar em uma região de transição entre três biomas diferentes (caatinga, cerrado e floresta amazônica). Sendo assim, esse Parque Nacional imenso proporciona diferentes formações naturais e beleza ímpar.

Com isso em mente, colocamos abaixo dicas do que fazer na Chapada das Mesas:

Portal da Chapada das Mesas

Visita obrigatória, o emblemático Portal da Chapada das Mesas fica na cidade de Carolina. No nascer do sol, ele se posiciona dentro do Portal, criando um cenário que já vale por toda a viagem.

Cachoeira do Santuário (Complexo Pedra Caída)

Nos corredores de um cânion formou-se um rio onde caem cachoeiras pelos paredões de 46 metros de rocha escura. Sem dúvida, uma das cachoeiras mais diferentes do mundo.

O caminho até lá também merece destaque: as passarelas de madeira cortam a mata e criam uma trilha inesquecível.

Caverna e Capelão (Complexo Pedra Caída)

Ainda no Complexo Pedra Caída, essas outras duas cachoeiras também merecem estar entre as principais atrações da Chapada das Mesas. Uma caverna no caminho entre elas dá nome à Cachoeira da Caverna.

A Cachoeira do Capelão salta aos olhos por ter um poço profundo e azulado e uma mistura diferente de cores nas pedras.

Pedra Encantada

No meio do Rio Tocantins, encontra-se uma formação rochosa de 8 metros de altura. A área alagada em volta dela foi formada por uma antiga hidrelétrica. Para acompanhar o lindo pôr do sol, nada como essas águas que oferecem condições perfeitas para o banho.

Poço Azul

A cidade de Riachão, a 135 km de Carolina, abriga um complexo de águas absurdamente cristalinas com várias tonalidades de azul: o Poço Azul. Vale a pena visitar também a cachoeira de Santa Bárbara, assim como as outras da região.

Encanto Azul

Em uma área de proteção ambiental, o Encanto Azul reserva natureza rústica, bruta e harmônica. O lago de água azul cristalina é formado pela nascente que brota pelo meio das pedras.

Cachoeira de São Romão

Uma das grandes peculiaridades dessa cachoeira é a possibilidade de entrar atrás da queda d’água, contemplando assim toda a imponência dessa força da natureza por meio de um ângulo totalmente diferente. Os 35 metros de queda formam uma imensa parede de água.

Algumas espécies de pássaros fazem dos paredões mais profundos, o seu lar.

Planejamento para a viagem

Uma das características da Chapada das Mesas é sua grande extensão. O Parque Nacional se divide por várias cidades, fazendo do Clube de Férias uma ferramenta essencial no planejamento dessa viagem.

O Clube Candeias sai na frente porque conta com uma rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagens pelos cinco continentes, além das unidades próprias em diversas cidades brasileiras. Isso auxilia o viajante a planejar essa e outras viagens, de forma prática e segura.

Para saber mais clique aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?