Paisagens maravilhosas para curtir na Ilha de Itamaracá

Não é à toa que Pernambuco é um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e do mundo. O estado oferece aos visitantes a oportunidade de desfrutar de paisagens inesquecíveis! Ao lado de Recife e da famosa Ilha de Fernando de Noronha, outro lugar que merece grande destaque é a Ilha de Itamaracá!

A Ilha está localizada a cerca de 50 quilômetros da capital, separada do continente pelo pequeno Canal de Santa Cruz. De grande importância histórica para o nosso país, já foi capitania hereditária e cenário de disputas coloniais no século XVII. Vale lembrar que a dança ciranda também foi inventada por lá.

Além das construções históricas e da riqueza de suas manifestações culturais, a Ilha de Itamaracá tem como ponto forte as suas belezas naturais. As águas calmas e areias brancas de suas praias formam cenários de tirar o fôlego. Tudo isso sem contar que a fauna e flora local são intensamente preservadas por seus habitantes.

Confira, a seguir, as principais paisagens para curtir na Ilha de Itamaracá:

Forte Orange

Um dos cartões-postais da Ilha, o Forte Orange ou Forte de Santa Cruz do Itamaracá, foi erguido pelos holandeses colonizadores, em 1631. Considerado o maior forte de pedras da região nordeste do Brasil, foi tombado em 1938 como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A construção fica situada na Praia do Forte, que tem uma boa infraestrutura e abriga os restaurantes e bares de praia mais conhecidos do município. Mar azul transparente, extensa faixa de areia e vários coqueiros espalhados, um lugar perfeito para relaxar!

Coroa do Avião

A Coroa do Avião é uma ilhota, de um quilômetro de extensão e 100 metros de largura, que fica em frente à Praia do Forte. O acesso pode ser feito de jangada, barco ou lancha. O movimento mais intenso acontece aos finais de semana e feriados. É composta por uma rica vegetação. Há também dois quiosques simples, que montam redes dentro do mar para os visitantes curtirem a água. O mar, em geral, é aproveitado para banho e prática de esportes náuticos.

Praia São Paulo

A Praia São Paulo fica do outro lado do Forte Orange. Com pouca infraestrutura, não costuma ter muito movimento, sendo frequentada mais por moradores locais. A praia é ótima para levar crianças, pois o mar é bem calmo. Além disso, a faixa de areia fica ainda maior quando a maré está baixa, tornando o lugar agradável para uma caminhada.

Praia do Sossego

A Praia do Sossego faz jus ao nome: é super tranquila e perfeita para quem deseja relaxar. É formada pelo encontro do rio e do mar e o seu visual muda conforme a maré. Há apenas dois quiosques no local. Ela fica um pouco mais distante do centro e dá para chegar de carro, por meio de uma estrada de terra ou cruzando o rio.

Enseada dos Golfinhos

Também chamada de Praia do Fortinho, a Enseada dos Golfinhos é outra atração incrível da Ilha de Itamaracá. Distante 18 quilômetros da região central, é também indicada para quem prefere fugir do agito e curtir um dia maravilhoso de descanso na praia. Com sorte, os turistas conseguem, inclusive, avistar golfinhos nadando em suas águas.

Lagoa Azul

A Lagoa Azul está rodeada de farta vegetação nativa. É muito procurada pelos amantes de ecoturismo, pois oferece várias opções de atividades, tais como tirolesa, pedalinho e caiaque. próximo ao local, há um restaurante com música ao vivo para os visitantes aproveitarem ainda mais o passeio.

Pontal da Ilha de Itamaracá

Essa pequena praia proporciona uma vista linda da Ilha do Celeiro e está repleta de quiosques com o formato de oca. No intuito de preservar todo esse cenário paradisíaco, o acesso ao local é controlado pela associação de moradores da região.

Hospedagem

Programe sua viagem à Ilha de Itamaracá e a outras ilhas espetaculares ao redor do mundo com o Clube Candeias.

O Clube de Férias Candeias proporciona uma série de vantagens aos seus associados, que vão desde unidades próprias a preços imbatíveis à participação em uma rede de hospedagem integrada, com mais de 500 mil opções espalhadas pelos 5 continentes.

Saiba mais aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?