Paranapiacaba: uma vila inglesa no alto da Serra do Mar

Localizada na região metropolitana da grande São Paulo, no Sudeste do país, Paranapiacaba é um distrito da cidade de Santo André e seu nome, originário do Tupi, significa lugar de onde se vê o mar.

Trata-se de uma vila inglesa no alto da Serra do Mar que foi criada para abrigar as operações e servir de residência para os colaboradores da companhia de trens chamada São Paulo Railway, de origem inglesa, que operava transportando pessoas e cargas no trecho compreendido entre o interior de São Paulo e Santos.

Que tal conhecer Paranapiacaba? Veja o que fazer por lá:

Estação Alto da Serra

Conta com uma réplica de tamanho reduzido do famoso relógio Big Ben, de Londres, na Inglaterra, e com o Museu do Sistema Funicular, um museu ferroviário responsável por abrigar nada mais, nada menos do que os vagões que serviram de meio de transporte para Dom Pedro II, além daqueles rotineiramente utilizados pela São Paulo Railway Company.

Museu Castelinho

Antes de se tornar um museu, na época de funcionamento da São Paulo Railway, esta era a casa do engenheiro chefe e o principal escritório da companhia.

Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba

Esse parque possui seis trilhas diferentes, com os mais diversos níveis de dificuldade e, portanto, que atende aos mais diversos turistas. A Trilha da Pontinha, de um quilômetro, é uma das mais simples e pode ser concluída com cerca de uma hora de caminhada leve. De outro modo, a Trilha do Mirante conta com um nível de dificuldade bem maior ao longo de um íngreme percurso de 1,88 Km. Há, ainda, as piscinas de águas naturais do Rio Grande.

Casa Fox

Construída já no fim do século XIX, foi preservada como um modelo da moradia que era ocupada pelos operários da companhia de trens que lá operava na época.

Festival de Inverno

É quando o Festival de Inverno de Paranapiacaba está acontecendo que a concentração de turistas por lá aumenta. Este festival consiste, basicamente, em reconhecer exatamente o que a cidade é: um museu a céu aberto, com vários tipos de expressões artísticas expostas pelas ruas e muita música boa.

Expresso Turístico

Essa é uma das principais atrações turísticas do município de Paranapiacaba. Trata-se de um passeio turístico de cerca de uma hora e meia de duração conduzido por uma locomotiva muito bem conservada e movida a diesel.

Igreja Senhor Bom Jesus

A Igreja Senhor Bom Jesus foi erguida em 1884 e, apesar de ser uma construção mais simples, é muito bonita e um dos principais marcos da cidade, representando a história do local sob o ponto de vista religioso. Vale a pena visitar.

Planeje sua viagem

Clube Candeias é o maior clube de férias do mundo e possui mais de 30 opções de unidades próprias em diversas cidades brasileiras, inclusive em São Paulo, como é o caso das maravilhosas unidades de Guarujá: Candeias Residencial Guarujá e Candeias Guarujá. Além disso, o Clube dispõe de uma rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagens pelo mundo todo.

Clique aqui e saiba mais.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?