Parques brasileiros que merecem uma visita

Realizar turismo pelo Brasil é nunca deixar de se impressionar com suas belezas naturais.

Protegidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), os Parques Nacionais são um patrimônio histórico de conservação e riquezas. A boa notícia é que eles estão abertos para visitação e disponíveis em todas as regiões brasileiras. As diferentes atrações de cada parque são uma ótima dica de passeio para todos os gostos.

Neste artigo estão 7 parques nacionais brasileiros e suas principais características:

1. Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Morada das Cataratas do Iguaçu, essa visita surpreende qualquer turista. Dependendo da época de chuvas, é possível observar quedas de até 80 metros de altura. O conjunto é hoje o principal ponto turístico da cidade de Foz do Iguaçu. Dentro do parque ainda é possível conhecer mais sobre a fauna e flora da Mata Atlântica, por ser um dos principais lugares de preservação desse bioma. Uma dica é aproveitar os passeios de barco e rafting disponíveis, que aproximam os visitantes das quedas.

2. Parque Nacional de Fernando de Noronha (PE)

Como forma de proteção aos ecossistemas terrestres e marinhos, o parque foi criado no ano de 1988. O conjunto é formado por 70% da ilha de Fernando de Noronha e as demais ilhas desse arquipélago. É destino para aves de todo o Atlântico que encontram no nordeste brasileiro um recanto para seu descanso. Estas se unem a outras diferentes espécies e junto com piscinas naturais de água cristalina, praias paradisíacas, trilhas no meio da mata e passeios de barco pela Baía dos Golfinhos tornam a visita inesquecível.

3. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)

A presença de dunas livres e lagoas em mais da metade do seu território, torna a paisagem desse parque um cartão postal. O complexo ocupa três municípios diferentes: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz e quem visita o Maranhão não pode deixar de passar por essa região litorânea. Apesar de fazer parte do Cerrado, o passeio possui influências da Amazônia e da Caatinga, o que une diferentes espécies em um só lugar.

4. Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

A imensa área desse passeio engloba 6 cidades diferentes: Andaraí, Lençóis, Mucugê, Palmeiras, Ibicoara e Itaetê. É uma zona de proteção para quedas d'água, vestígios arqueológicos e geologia singular. A visita é feita por caminhada e pode levar à morros que dão vista panorâmica para o parque, cachoeiras dos mais variados tamanhos, grutas e poços de um azul encantador.

5. Parque Nacional da Tijuca (RJ)

Só por contar como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno esse parque já mostra o motivo de estar na lista. Visitar o Cristo Redentor é uma das opções de maior destaque para o turismo brasileiro e isso torna o Parque Nacional da Tijuca o mais visitado do país. Além desse importante ponto turístico, a reserva conta com uma grande área de floresta, que envolve trilhas, cachoeiras, mirantes e resquícios históricos.

6. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

Declarado como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, o acesso para essa visita acontece pela cidade de São Jorge. É aberto ao público durante todo o ano, mas é recomendado se atentar ao período de chuvas na região, que ocorre de novembro a abril. Dentre os atrativos do Parque estão: trilhas por morros, saltos e cachoeiras, banho de rio, prática de escalada e caminhada.

7. Parque Nacional de Anavilhanas (AM)

A conexão com a Amazônia é instantânea neste cenário formado por mais de 400 ilhas. A experiência de conhecer botos vermelhos, fazer passeios aquáticos, conhecer diferentes praias e aprender mais sobre a cultura amazônica com certeza valem a visita. O Parque com sede na cidade de Airão é aberto todo o ano, porém quem pretende conhecer as praias deve ir no período de seca, que vai de setembro a fevereiro.

Hospedagem de qualidade

A rede integrada do Clube Candeias oferece mais de 500 mil opções de hospedagem espalhadas pelos cinco continentes. É o maior clube de férias do mundo, por um preço acessível e com serviço de qualidade. Associados contam com atendimento especializado, programa de recompensas e não possuem período de carência para começar a viajar.

Para conhecer mais as vantagens e benefícios clique aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?