Passeio no campo: os benefícios do turismo rural

O turismo rural, ou agroturismo surgiu na Europa nos anos 70, e teve seu início como atividade econômica no Brasil na década de 80, quando as propriedades rurais começaram a abrir suas portas para a visitação. Define-se como uma das formas de turismo que exibe e insere o visitante na vida, arte, cultura, tradições e atividades das áreas rurais.

Benefícios do Turismo Rural

Entre as principais vantagens dessa modalidade, para os proprietários, está o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais. Cria-se uma alternativa, além do cultivo, de atividade de trabalho, beneficiando economicamente a comunidade local, assim como socialmente ao possibilitar a interação entre turistas e locais por uma experiência turística mais rica.

Para os visitantes, um dos benefícios atuais, é a necessidade recente de se priorizar formas de turismo com atividades ao ar livre, longe de aglomerações e respeitando regras de distanciamento social. O ganho cultural, a troca de experiências, o incentivo à economia local são outras vantagens desse passeio no campo.

O Brasil tem grande potencial para essa modalidade, e entre os roteiros mais tradicionais estão:

Circuito das Frutas

A associação formada por 10 cidades do interior de São Paulo, entre elas: Indaiatuba, a grande Jundiaí, Valinhos e as charmosas Atibaia e Vinhedo, é conhecida como Circuito das Frutas. Com calendário extenso de eventos e festas típicas, seu clima propício para produção de frutas, proporciona variedades: uvas, morangos, figos, caquis, pêssegos, entre outras.

Destacam-se a Festa da Uva – mais antiga que o próprio município de Vinhedo, a Festa Italiana de Jundiaí e a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, que preserva a história do ciclo do café e imigração.

Vale do Café

O Vale do Café, região serrana do estado do Rio de Janeiro, é famoso pela preservação de seu patrimônio do século XIX – período áureo do cultivo de café, quando famílias nobres do Brasil se instalaram no Vale do Paraíba fluminense. Casarões de dezenas de cômodos foram construídos, além de fazendas dedicadas à produção de Café para exportação.

Esses locais disponibilizam acesso a obras de arte, móveis e objetos de decoração de época, museus, hospedagem, casarões de pau a pique. Além da gastronomia baseada no que era preparado para os barões e baronesas da época.

Caminhos de Pedra

Preservando os costumes e a arquitetura italiana, o Caminho de pedras é um roteiro que se estende por 12 km na serra gaúcha. Entre as construções de pedra centenárias, encontramos vinícolas, restaurantes, cantinas coloniais, moinhos, teares, entre outras.

A associação reconhecida como pioneira no Brasil tem cerca de 70 associados e foi declarada como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul no ano de 2009.

Considera-se parte deste roteiro as Linhas Palmeiro e Pedro Salgado, que fazem parte de Bento Gonçalves e Farroupilha e passa por Caravaggio até o limite de Caxias do Sul.

Circuito do Ouro

Berço da inconfidência mineira, o Circuito do Ouro, em Minas Gerais, é marcado pelo período histórico do ciclo do ouro. O roteiro é formado por 17 municípios e se estende até 170 km da capital mineira, a partir da região metropolitana de Belo Horizonte. A região é famosa ao redor do mundo por sua arquitetura e gastronomia.

Destacam-se nesse circuito as cidades de Ouro Preto, Mariana, Santa Bárbara e Santa Luzia.

Vale Europeu

De característica europeia, mais precisamente alemã (arquitetura, gastronomia e costumes), o Vale Europeu é composto por mais de 13 cidades em Santa Catarina e ostenta o título de um dos melhores padrões de vida do país.

O grande destaque de evento é a Oktoberfest que atrai mais de 500 mil pessoas anualmente para Blumenau. A beleza natural do lugar chama a atenção pela grande quantidade de rios, riachos e cachoeiras, por ter uma das maiores concentrações de nascentes do país.

Planeje sua viagem

No momento de planejar roteiros de turismo rural é importante ser associado do melhor clube de férias do mundo. O Clube Candeias dispõe, para seus associados, de uma rede integrada com mais de 500 mil opções de hospedagem espalhadas pelo mundo todo. Para saber mais, clique aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?