Passeios imperdíveis para fazer em Vitória-ES

Fundada em 1551, Vitória destaca-se como uma das cidades mais antigas do Brasil e mantém conservada parte de sua arquitetura do período colonial. O centro administrativo, bem como a maior parte do município, estão localizados em uma ilha (Ilha de Vitória). Devido à sua proximidade com Vila Velha – interligadas pela chamada Terceira Ponte – ambas são consideradas uma única cidade, pois é assim que funcionam na prática.

Parques, praias, ilhas, edifícios históricos e tradições culturais integram a capital capixaba e garantem ao turista uma viagem repleta de lazer, integração com a natureza e contato com a memória de nosso país.

A seguir, uma lista com sete passeios imperdíveis para fazer em Vitória:

Centro Histórico

Como acontece em muitos municípios brasileiros, a região do centro remete à origem de seu desenvolvimento urbano. Por essa razão, ali estão reunidos boa parte das edificações históricas e o retrato arquitetônico do que foi o período colonial na cidade.

São tantas atrações que a Prefeitura de Vitória criou o Projeto Visitar – que pretende oferecer aos visitantes um passeio estruturado que passa pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico. Ao todo, são 51 lugares para conhecer, dentre os quais:

  • Convento do Carmo;
  • Catedral Metropolitana de Vitória;
  • Theatro Carlos Gomes;
  • Capela de Santa Luzia;
  • Convento de São Francisco;
  • Igreja do Rosário;
  • Igreja de São Gonçalo;
  • Museu Capixaba do Negro;
  • Parque Moscoso;
  • Mercado da Vila Rubim.

O grande destaque é o Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual. Aberto para visitação guiada todos os dias, exceto às segundas-feiras, ali os turistas entram em contato direto com toda a história do Palácio, que se conjuga à do estado do Espírito Santo.

Convento da Penha

Construído no alto de um rochedo, a 154 metros de altitude, o Convento da Penha está situado no município de Vila Velha e é considerado um dos santuários mais antigos e célebres do Brasil. Foi tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico-Cultural Nacional, em 1943.

Compreende uma área de mais de 600 metros quadrados, onde os turistas podem conferir outros monumentos, tais como a Gruta do Frei Palácios.

Parque da Pedra da Cebola

O nome deriva de uma grande pedra, esculpida pela ação da natureza, cujo formato lembra uma cebola. O local pode ser acessado também pela Mata da Praia.

Espaço cultural, mirante, jardim oriental, playground e fazendinha cercados de vegetação típica da Mata Atlântica e da Restinga tornam o parque um espaço muito agradável para passear com a família.

Parque Estadual da Fonte Grande

O Parque consiste em um dos mirantes mais famosos de Vitória e é um lugar perfeito para quem deseja estar em contato mais próximo com a natureza, avistar animais e uma exuberante vegetação nativa.

É possível chegar ao Parque de carro ou por meio de trilhas. Aos domingos, ocorre a Caminhada Ecológica da Pedra dos Olhos.

Praia do Camburi

A Praia do Camburi é uma das atrações mais conhecidas de Vitória. A maior praia da cidade fica na parte continental e oferece uma ótima infraestrutura com calçadão, quiosques, pista de skate e área para futebol e vôlei.

Também é considerada ideal para prática de esportes marítimos, como vela, windsurf e kitesurf. Um ponto turístico bastante visitado na praia é o Píer de Iemanjá.

Curva da Jurema

É a segunda maior praia da capital. A paisagem é linda, já que está localizada de frente para a Ilha do Frade e a Ilha das Andorinhas. Igualmente requisitada, com muitas opções de quiosques, restaurantes e uma deliciosa área de sombra. As águas do mar são calmas, o que o torna atrativo para quem deseja praticar stand up paddle.

Paneleiras de Goiabeiras

Um passeio imperdível em Vitória é uma visita ao Galpão das Paneleiras. Ali são fabricadas as panelas de barro, onde são feitas as famosas (e deliciosas) moquecas capixabas. O trabalho das paneleiras foi reconhecido, em 2000, como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Planeje uma viagem

Tradição cultural, arquitetura histórica e paisagens naturais fazem de Vitória uma das capitais mais encantadoras de nosso país!

O Clube Candeias tem auxiliado centenas de famílias a planejarem suas férias e conhecer as maravilhas do Brasil e do mundo, com conforto e economia. Os associados contam com uma série de vantagens exclusivas, incluindo uma rede de hospedagem com mais de 500 mil opções espalhadas pelos 5 continentes. Clique aqui e saiba mais!




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?