Pé na estrada: prepare-se para conhecer Siderópolis, em Santa Catarina

Para quem ama ecoturismo, vale muito a pena conhecer o município de Siderópolis, em Santa Catarina. A cidade é pequena, aconchegante e montanhosa. Atrações turísticas não faltam por lá.

Rica em trilhas, formações rochosas e cachoeiras, há muito que se fazer e com que se divertir. Confira os principais destinos turísticos e programe sua viagem:

Barragem do Rio São Bento

Emoldurada por belas montanhas, a barragem vem a ser a principal atração turística de Siderópolis. A frente da represa é aberta para visitação onde é possível admirar as belezas do local. Bem no meio dela, cercada pelas águas, está a torre da Capela de São Pedro, uma lembrança do que era a área antes de ser inundada.

Aguaí Santuário Ecológico

É um parque com 135 mil hectares em meio à Mata Atlântica. Há atrativos para todos os gostos e idades como trilhas ecológicas, tirolesa, pedalinho, caiaque e rapel. As crianças costumam se divertir ainda mais com patos, galinhas, perus, pavões e gansos presentes no Santuário. Nos finais de semana os visitantes contam com restaurante com culinária italiana e delicioso café colonial.

Gruta da Serrinha

Por estar localizada no alto de uma montanha a gruta não é um local de fácil acesso. Para chegar ao topo é preciso que o turista siga uma trilha. O início pode ser feito de carro por uma estrada de chão batido ao lado da barragem. Por três quilômetros o carro segue numa boa, mas, a partir disso, as dificuldades começam. São mais 2,4 quilômetros de subida íngreme cujas condições da estrada só permitem que o restante seja feito à pé. Recomenda-se a subida para quem está com a forma física em dia, pois até veículos mais potentes têm dificuldade para finalizar o trecho. Quem consegue alcançar o topo é presenteado com uma linda imagem da Imaculada Conceição da Virgem Maria.

Trilha das Pedras do Castelo

São formações rochosas de arenito e que por serem parecidas com as torres de um castelo ganharam este nome. Para chegar até lá o visitante vai pela trilha da gruta da serrinha e quando chegar no meio da subida entra na bifurcação à direita. Segue um percurso não muito simples, com elevações e em meio à mata. O final deve ser feito à pé. O turista é recompensado com uma vista de tirar o fôlego em um cenário perfeito composto pela barragem, vale e montanhas.

Trilha do Caminho dos Tropeiros

É uma trilha que fica dentro da Reserva Biológica do Aguaí. Algumas pessoas se aventuram nessa trilha em que o grau de dificuldade é alto. Inicialmente, era feita por tropeiros que desciam a trilha com gado e mantimentos da serra para o mar. São seis horas de subida e cinco horas de descida. Recomenda-se um guia para acompanhar o trajeto. Há travessias de rios.

Cachoeira do Bianchini

Garantia de banhos deliciosos, qualquer pessoa pode acessar fácil a cachoeira. A queda tem 12 metros de altura e muita vegetação ao redor. Há um poço para banho e árvores que fazem sombra para quem quiser relaxar.

Túnel da Estrada de Ferro

É uma atração turística que agrada muito os visitantes que não se cansam de tirar fotos dentro do túnel. Ainda circula trem nos trilhos que passam ao lado de Siderópolis.

Clube Candeias

Além de ser o maior Clube de Férias do mundo, o Candeias traz inúmeras vantagens para seus associados. O título só é pago uma vez e o associado começa a desfrutar de todas as vantagens de forma vitalícia. Só no belo estado de Santa Catarina são 21 unidades próprias com toda infraestrutura que você e sua família merecem.

Saiba mais aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?