Piçarras é o destino ideal para um final de semana

Dispondo de ótima infraestrutura turística e muitas belezas naturais, Piçarras agrada tanto aqueles que buscam agito, quanto os que preferem tranquilidade e contato próximo com a natureza.

Balneário Piçarras, em geral, é conhecido por Piçarras, seu nome originário. Localizada no litoral norte catarinense, há 110km da capital Florianópolis, a cidade já foi consagrada com outros dois títulos: “Namorada do Atlântico” e “Capital Brasileira do Jet Ski”.

Não é à toa, visto que garante, aos visitantes e moradores, deliciosos banhos em suas limpas praias (o melhor índice de balneabilidade do estado, de acordo com a Fundação do Meio Ambiente) e várias outras opções de lazer. Calçadão à beira-mar, molhes, Barra do Rio Piçarras, Ilha Feia, Museu Oceanográfico, esportes náuticos, pescarias e trilhas ecológicas são algumas delas. Além disso, o município faz divisa com Penha, onde está instalado o maior parque temático da América Latina, o Beto Carreiro World. Dispondo de ótima infraestrutura turística e muitas belezas naturais, Piçarras agrada tanto aqueles que buscam agito, quanto os que preferem tranquilidade e contato próximo com a natureza.

A seguir, uma seleção de atrações que comprovam que Balneário Piçarras é o lugar perfeito para passar um final de semana!

Calçadão à beira-mar

No total, são 7km de praia e 4km de calçadão na beira do mar, próprio para caminhadas, corridas, ciclismo e demais atividades. A orla principal é cercada por castanheiras centenárias que, somadas à vista das ilhas, das águas de coloração azul transparente e dos costões rochosos, proporcionam uma paisagem inesquecível!

Molhe Central

As praias com extensas faixas de areia são recentes. Essa conquista só foi possível mediante a construção de molhes (longa e estreita estrutura de pedras, semelhante a um paredão, que avança em direção ao mar, de modo a evitar ressacas). Com forte potencial social e econômico, os molhes viraram uma atração à parte. No verão, o Molhe Central é palco de shows, competições e atividades coletivas com educadores físicos.

Barra do Rio Piçarras

O Rio Piçarras atravessa toda a cidade e, na fronteira com Penha, desemboca no mar. Ali foi construída uma estrutura completa que fornece saídas de barco para navegar pelo rio, bem como para visitar as ilhas. Para mais, o lugar é apreciado para prática de caminhadas, esportes náuticos (stand- up paddle, jet ski, caiaque etc.) e pesca.

Ilha Feia

Ao contrário do que o nome sugere, a Ilha Feia é muito bonita! Vegetação de Mata Atlântica preservada, águas calmas e recinto de várias espécies marítimas tornam a ilha um dos principais pontos turísticos de Piçarras. As escunas que saem da Barra do Rio fazem um passeio que tangencia a orla da cidade vizinha (Penha), passa por fazendas de cultivo de mariscos, com paradas para mergulho.

Museu Oceanográfico da Univali

Considerado o maior museu oceanográfico das Américas e o terceiro maior do mundo. Foi fundado em 1987 e está situado no interior do campus da Universidade do Vale do Itajaí. O intuito do museu é atuar para a preservação da biodiversidade marinha. Conta com um acervo de mais de 200.000 peças, dentre as quais 1.500 estão em exposição. Além dos fósseis e objetos de mergulho, também estão disponíveis para observação em aquários uma série de espécies vivas.

Pesca e Parque Tironi

O parque aquático está instalado na área central da cidade e é uma ótima alternativa de passeio para famílias. Oferece piscinas, tobogãs, quiosques, campo de futebol, trilhas ecológicas, pedalinhos, restaurante e também lagoas para pescaria esportiva.

Beto Carreiro World

Há cerca de 15 minutos do município, em Penha, encontra-se o Beto Carreiro World, reconhecido como o maior parque de diversões de toda a América Latina. Soma mais de 100 atrações, para adultos e crianças, além de zoológico, apresentações e zonas temáticas.

Em virtude da pandemia causada pela Covid-19, alguns serviços podem estar temporariamente indisponíveis ou fechados para visitação. No entanto, vale a pena usufruir desse período para planejar um final de semana completo para Balneário Piçarras.

O Clube Candeias tem como missão propiciar serviços turísticos econômicos e de qualidade. Possui várias unidades próprias no Brasil, inclusive em Balneário Piçarras. O Clube também oferece inúmeras vantagens aos associados. Clique aqui e saiba mais!




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?