Planeje um final de semana em Maresias – o berço do surf nacional

A praia mais movimentada do Litoral Norte de São Paulo é também o berço do surf nacional. Maresias oferece uma noite pulsante e aquecida, e também presenteia o visitante com uma natureza estonteante e rica em diversidade.

O grande número de atividades e esportes à disposição, combinado com a vasta oferta de bares e casas noturnas, pluraliza o público visitante. Além disso, a praia de Maresias é muito reconhecida por seu mar que apresenta condições perfeitas para a prática do surf. Um dos grandes símbolos disso é Gabriel Medina, campeão mundial de Surf. Natural e morador da região, o talentoso surfista justifica com excelência a fama da cidade.

Com toda essa riqueza de atividades, é a opção certa para aquela escapada no final de semana para curtir a praia durante o dia e a balada e curtição à noite.

Como chegar em Maresias?

É muito comum que se pense em Maresias como uma cidade própria, porém, muita gente não sabe que é um bairro de São Sebastião – cidade a 200 km da capital São Paulo e localizado no litoral norte do estado. A partir do centro da cidade, são 25 km até chegar ao bairro com praia de fácil acesso e areia fofa e branca.

Uma das características que acrescentam um charme próprio ao local são os corredores até a praia. Construções na orla bloqueiam a passagem, por isso mais de 20 corredores entre casas e pousadas estão espalhadas por toda a sua extensão. Uma vez na praia, deve-se manter a atenção. Trata-se de uma praia de tombo e bastante agitada.

O que fazer em Maresias?

A lista do que fazer em Maresias é bastante diversa. É possível praticar várias atividades de contato com a natureza, além de se divertir com as atrações culturais e sociais.

Entre as mais populares, podemos citar:

  • Escolas de surf: Diversos instrutores ensinam pessoas de todas as idades a prática do surf. Os preços podem variar, mas a experiência de surfar em um lugar paradisíaco promete valer cada centavo.
  • Rapel: Com opções que permitem a prática do esporte – desde o iniciante até o mais experiente – é uma excelente oportunidade para os que buscam a primeira experiência de rapel e cachoeirismo. Na Cachoeira da Calheta, são 95 metros que finalizam na linda praia de Calhetas.
  • Passeios de barco: Com facilidade, é possível contratar um barco local para visita às ilhas da região. É comum que esses barcos ofereçam a prática de mergulho, sempre com o respaldo de profissionais capacitados.
  • Parapente: Com voos realizados a partir de praias como Boiçucanga, é promessa de adrenalina e experiência única. Os voos variam de acordo com as condições climáticas.
  • Cicloturismo: Uma das atividades que vêm ganhando destaque na região é o cicloturismo. Tours de bike levam até cachoeiras e piscinas naturais de água doce.
  • Praias vizinhas: Algumas têm acesso por meio de trilhas que partem justamente da praia de Maresias. Destacam-se Toque-toque pequeno, Praia de Calhetas, Praia de Juquehy e Praia de Santiago.
  • Trilha para Paúba: Saindo da praia, a trilha passa por um mirante de onde se pode ver toda a praia de Maresias. No caminho, a Prainha dos Pescadores, de mar calmo, permite observar os peixes e, no final da trilha, fica à disposição um Rapel de 10 metros, indicado para iniciantes.
  • Trilha para as cachoeiras Ribeirão de Itú: Trilha de 40 minutos, dá acesso a 3 cachoeiras: a Cachoeira da Pedra Lisa, Cachoeira da Hidromassagem e Samambaia Sul.
  • Beco da Mulher-Maravilha: Um dos corredores que leva até a praia é uma galeria de arte a céu aberto. Com obras de grafiteiros famosos e jovens grafiteiros da região, referência ao Beco do Batman, em São Paulo
  • Baladas: Casas noturnas e bares fazem a festa para todos os estilos e gostos. Seja para ouvir música ao vivo, sentar para tomar uma cerveja e conversar, ou dançar até o sol nascer.

Hospedagem em Maresias

Com a popularidade do lugar, a oferta de lugares para se hospedar é grande. Uma maneira de tornar a escolha do melhor lugar mais simples e segura, é contar com o Clube Candeias.

Além das unidades próprias, os associados podem contar com mais de 500 mil opções em hospedagens pelo mundo todo. Para mais informações é só clicar aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?