Planeje um passeio pelos jardins botânicos brasileiros

Construídos como uma forma de preservação, pesquisa e observação, os jardins botânicos se tornaram cartão-postal de diversas cidades brasileiras.

O espaço urbano voltado para exposição, estudo e manutenção da flora regional é conhecido como jardim botânico. O desenvolvimento do cultivo e pesquisa em torno da botânica se mescla com o avanço da arquitetura nesses espaços, trazendo encantamento e conhecimento para seus visitantes. No Brasil, essas atrações turísticas representam uma forma de lazer para moradores e turistas.

Fizemos uma lista com 9 jardins botânicos para visitar:

1. Rio de Janeiro (RJ)

No Jardim Botânico carioca existem aproximadamente 43 mil espécies de plantas, além de exposições ao ar livre e um espaço destinado apenas à orquídeas. É encontrado próximo a Lagoa Rodrigo de Freitas e é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade.

2. Curitiba (PR)

A estufa de vidro presente no Jardim de Botânico de Curitiba é paisagem imperdível para quem visita a capital paranaense. Com espécies botânicas nacionais e internacionais, o visitante tem uma experiência completa pela vegetação da região. O passeio se complementa com o herbário do Museu Botânico Municipal e a trilha pelo Bosque das Araucárias.

3. Manaus (AM)

Inserido na floresta de mata nativa da Reserva Adolpho Ducke, o Jardim Botânico de Manaus possui uma torre de observação de 42 metros para ter uma visão completa do jardim que está entre os maiores do mundo. Na visita é possível conhecer também um viveiro de bromélias e orquídeas, caminhar por trilhas e conhecer árvores que passam os 500 anos de existência.

4. Salvador (BA)

Esse é o espaço para quem procura conhecer espécies botânicas de diferentes regiões do Brasil. Durante a visita ao Jardim Botânico de Salvador é possível ter contato com mais de 60 mil plantas representantes da Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Restinga e Manguezal.

5. João Pessoa (PB)

Conhecido por Jardim Botânico Benjamim Maranhão ou Mata do Buraquinho, essa área de preservação guarda importantes registros da Mata Atlântica na Paraíba. Além de espécies botânicas ameaçadas de extinção, o lugar abriga aves e insetos exóticos.

6. Brasília (DF)

O primeiro Jardim Botânico do Brasil está em Brasília. Ambientado no Cerrado, a visita inclui uma trilha ecológica de quase 5 quilômetros pelas plantas características deste bioma. Também é possível realizar um lanche na área de piquenique, visitar o Museu de História Nacional e se encantar com o jardim em movimento e o bosque de ipês.

7. Nova Odessa (SP)

A cidade metropolitana de Campinas abriga o Jardim Botânico Plantarum, que é considerado o maior da América Latina em número de diferentes espécies. É ponto de referência para pesquisadores de diversos lugares por atuar de forma abrangente na conservação da flora brasileira. Para os visitantes, a paisagem composta por lagos, bosques e jardins temáticos se torna um convite para relaxar.

8. Belo Horizonte (MG)

As atrações turísticas do jardim de Belo Horizonte trazem opções para toda a família. O passeio pelos jardins temáticos, praças, estufas, fontes e anfiteatro torna possível passar o dia conhecendo o espaço e fazendo belos registros em meio à natureza. Dentro do foco da temática de jardins e estufas estão as suculentas, plantas medicinais, vegetação tóxica e flores.

9. São Paulo (SP)

Para quem procura um ambiente de tranquilidade dentro movimento urbano não pode deixar de conhecer o Jardim Botânico de São Paulo. A calmaria do espaço é digna da presença de uma biblioteca, que com um acervo de mais de 6400 livros, é voltada para a pesquisa botânica. Outro atrativo é a variedade de espécies nativas preservadas e expostas no Museu Botânico.

Clube Candeias

Um lugar para recarregar as energias na viagem e trazer segurança para toda a família. Esse é o significado das mais de 500 mil opções de hospedagem que o Clube Candeias possui pelo mundo todo, por meio da rede integrada.

São alternativas que cabem no bolso e ainda geram pontos para embarcar em outras aventuras pelo programa de recompensas.

Saiba mais sobre as vantagens de ser um associado do maior clube de férias do mundo aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?