Pontos turísticos para conhecer em Colônia do Sacramento

Lugares incríveis para visitar e trazer ótimas lembranças!

O setor de viagens foi um dos mais impactados pela atual pandemia, já que uma das principais medidas neste período de enfrentamento à doença é, justamente, o isolamento social. De toda forma, há cada vez mais notícias animadoras surgindo e este continua sendo um excelente momento para planejar os próximos passeios.

A Colônia do Sacramento é um município localizado na porção Sudoeste do território do Uruguai, muito conhecido pela carga histórica de um de seus bairros, o “Barrio Histórico”, que representa muito bem as influências oriundas da colonização por parte dos portugueses. Dividida pelas águas do Rio Prata e com uma área total de pouco mais de 525 quilômetros quadrados, Colônia do Sacramento, a cidade colonial do Uruguai, faz parte do centro histórico do país, que é reconhecido pela UNESCO como sendo Patrimônio da Humanidade.

Trata-se de um dos principais destinos turísticos do Uruguai, na atualidade, responsável por receber milhares de turistas a cada ano, ficando a uma hora de barco da famosa Buenos Aires, na Argentina e, a duas horas de carro saindo de Montevidéu (capital e maior cidade uruguaia). Para facilitar na hora de montar o roteiro para conhecer a Colônia do Sacramento, separamos uma lista contendo os principais lugares para se visitar por lá:

1. Basílica do Santíssimo Sacramento: a basílica mais antiga do país, de pé desde o longínquo ano de 1680, passou por diversas restaurações ao longo do tempo, mas sem nunca perder as características de sua arquitetura original, que é resultado de traços portugueses e espanhóis. A curiosidade mais interessante sobre a Basílica do Santíssimo Sacramento é o fato de ela abrigar os túmulos de dois religiosos que serviram lá, o padre Barredo e o vigário Domingo Rama.

2. Farol de Colônia do Sacramento: esta é, sem dúvida alguma, uma das principais atrações da cidade, de onde é possível admirar uma belíssima vista de toda a cidade e do Rio Prata. Há quem consiga avistar até mesmo a capital portenha, Buenos Aires, ao longe.

3. Porta do Campo (“Puerta del Campo”): a Porta do Campo, parte do centro histórico de Sacramento, é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e foi inaugurada no ano de 1745, tendo sido o mais importante marco do período do Governador Português Vasconcellos.

4. Circuito de museus: este é um passeio imperdível para quem quer conhecer melhor a história da cidade. Todo o circuito pode ser realizado gastando-se um curto período de tempo, já que os museus abarcados ficam todos próximos uns aos outros. Dentre os museus, tem-se, por exemplo: Museu do Azulejo, Casa de Nacarello, Museu Indígena, Museu Português, Museu e Arquivo Histórico Regional e Museu Espanhol.

5. Museu de Coleções Granja Arenas: esta é uma opção de atração um pouco mais afastada do centro, que é responsável por homenagear as produções e os objetos que são considerados típicos daquela região, como é o caso do doce de leite.

6. Avenida General Flores: parada mais do que recomendada para quem quer levar consigo belos registros fotográficos de Colônia do Sacramento. A Avenida General Flores possui muitas árvores e é bastante colorida pelas flores na primavera. Além da beleza natural, o local também conta com excelentes bares, restaurantes e pequenos comércios para adquirir souveniers.

7. Bairro Histórico: este charmoso bairro de arquitetura colonial é muito procurado pelos turistas, praticamente um passeio obrigatório para quem visita a cidade. À noite, a iluminação com lamparinas encanta e provoca uma sensação de viagem no tempo, criando efeitos de luz e sombra nas pedras das ruelas e nas casas antigas. No próprio Bairro Histórico, vale conhecer também a “Calle de Los Suspiros” (uma das ruas mais antigas de Colônia do Sacramento e cheia de mistérios e lendas), as ruínas do Convento de São Francisco e a “Plaza Mayor”.

O Clube Candeias, maior clube de férias do mundo, com mais de 50 anos de tradição, oferece aos associados, além de unidades próprias no Brasil, uma ampla rede integrada de hospedagem mundo afora com mais de 500 mil opções. Mais informações aqui.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?