Praias de água doce para aproveitar o calor

O Brasil é repleto de paisagens naturais exuberantes e as praias são, sem dúvida, um dos nossos maiores destaques turísticos. No entanto, vale dizer que elas não estão restritas apenas à faixa do litoral. Além das águas salgadas, também temos uma grande diversidade de praias de águas doce. Afinal, nosso país detém a maior reserva de água doce do mundo!

Elas são compostas por bancos de areia formados no entorno de rios, lagos ou lagoas. Em geral, esses destinos costumam ser mais tranquilos e mais preservados quando comparados às praias litorâneas. Por isso, são ótimas opções para quem deseja curtir um verão relaxante em meio à natureza.

Conheça, a seguir, 7 lugares com praias de água doce para se refrescar no calor:

Alter do Chão – Pará

Alter do Chão é um distrito da cidade de Santarém, no estado de Pará. Os percursos do rio Tapajós e do Lago Verde formam uma série de encantadoras praias de água doce, que são, aliás, consideradas as mais belas do mundo. Não à toa, o local é chamado de Caribe Amazônico.

Ilha do Marajó – Pará

A Ilha do Marajó é, na verdade, uma ilha do tipo fluviomarítima, visto que é banhada pelo oceano Atlântico, mas também pelos rios Tocantins e Amazonas. O arquipélago abarca, ao todo, 15 municípios. O mais procurado por turistas é Salvaterra, devido à sua proximidade com a maioria das praias de água doce, com destaque para a Praia Grande.

Bonito – Mato Grosso do Sul

O município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, faz jus ao nome que recebeu. A riqueza da flora e da fauna locais somadas à beleza das águas cristalinas, tornam os seus cenários paradisíacos. O local é muito procurado por amantes do ecoturismo, pois além das praias de água doce, há muitas grutas e cachoeiras incríveis.

Jalapão – Tocantins

O Parque Estadual do Jalapão é constituído por paisagens de tirar o fôlego, que incluem dunas, cachoeiras, fervedouros e, claro, muitas praias. A mais frequentada é a que fica ao lado da Cachoeira Velha, no rio Novo. Os bancos de areia branquinha à beira das águas translúcidas são lugares ideais para relaxar e contemplar os encantos da natureza.

Praia da Graciosa – Tocantins

A Praia da Graciosa está situada no meio de Palmas, capital do estado do Tocantins. O local costuma ser palco de grandes eventos de lazer, culturais e esportivos. Além da beleza de suas águas, a praia possui infraestrutura completa, com restaurantes, bares, banheiros e até quadras de esportes.

Ponta Negra – Amazonas

Ponta Negra é outra praia de água doce urbana. Ela está localizada na capital do Amazonas, Manaus, não muito distante do centro, às margens do rio Negro. A areia bem clara e fina contrastando com a coloração naturalmente escura do rio formam um espetáculo à parte. Em virtude disso, a praia é tida como um dos principais cartões-postais da cidade.

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Em geral, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, é lembrado por causa de seus impressionantes desfiladeiros e formações rochosas. Além disso, o parque está cercado de cachoeiras e trechos de rio que dão origem a deliciosas praias. A mais indicada para um banho refrescante no calor é a estabelecida no encontro dos rios Tocantinzinho e São Miguel, perto da Cachoeira São Félix.

Planeje sua viagem

Esses são apenas alguns dos inúmeros exemplos de praias de água doce perfeitas para aproveitar o verão com amigos ou família. Qualquer que seja o destino escolhido, o Clube Candeias é o clube certo para tornar a sua viagem dos sonhos uma realidade!

Dentre as inúmeras vantagens, o Clube Candeias oferece aos seus associados acomodações confortáveis em suas unidades próprias, situadas em grandes destinos turísticos do Brasil, como em Bonito. Também dispõe de uma rede integrada de hospedagem com mais de 500 mil opções, espalhadas pelos 5 continentes.

Clique aqui para obter mais informações.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?