Prepare-se para uma Road Trip perfeita

É preciso muita organização para que nada fuja do controle.

Road trip é um termo inglês que significa “viagem de carro”. Geralmente, essa expressão é usada para certos tipos de viagens, onde o destino é um tanto incerto. Viagens assim são ideais para pessoas aventureiras que querem conhecer lugares novos, a ideia pode parecer um pouco maluca no primeiro momento, no entanto, é impossível negar que é uma experiência enriquecedora, principalmente para quem procura por inspiração e tem tempo livre.

Com algumas dicas é possível viajar tranquilamente de carro com amigos ou família, mesmo com a agenda mais apertada e sem gastar demais. Algumas doses de entusiasmo e coragem, um bom roteiro e, acima de tudo, um carro revisado, com manutenção em dia, rendem momentos incríveis. Veja mais:

1 – Escolha bem a sua companhia

Viajar acompanhado significa que você ficará quase 100% do seu tempo ao lado de alguém e a pessoa errada pode transformar a viagem dos sonhos em algo bem desagradável. Uma boa companhia, por outro lado, pode deixar tudo melhor.

Você irá compartilhar experiências e memórias únicas com essa pessoa, então é importante que ela seja agradável, capaz de lidar com diversas situações, se adaptar e abrir mão de algumas de suas vontades, caso seja necessário, em busca de concessões onde ambas as partes fiquem satisfeitas. Numa viagem, momentos difíceis podem aparecer, mas ver as coisas por um lado positivo é essencial e tudo fará parte das novas experiências.

2 – Traçar um roteiro com cuidado

Mesmo que a ideia de Road Trip traga uma sensação de rebeldia, liberdade e espontaneidade, é preciso muita organização para que nada fuja do controle. O ideal é que o planejamento ocorra adequadamente, já que sair pela estrada sem rumo nenhum pode ser perigoso.

Decidir de última hora qual será a próxima parada parece muito divertido, mas a rota deve ser escolhida com cuidado, visando sempre estradas seguras. Se o destino adotado for distante, pesquise por opções de paradas para descansar e abastecer.

3 – Planejar o orçamento

Para evitar estresse e problemas financeiros, faça a programação do roteiro e escolha hospedagens, postos de combustíveis, restaurantes e afins com preços que caibam no bolso. Quanto maior for a viagem, maior deve ser a programação. Separar uma grana antes de sair pelo mundo e conversar como serão divididas as despesas com seus companheiros de viagem é essencial. Também é interessante que se faça as reservas com antecedência.

4 – Cuidado com a alimentação

Numa Road Trip é necessário levar petiscos consigo, pois serão várias horas seguidas no carro e passar muito tempo sem comer pode desregular o horário de suas alimentações ou o funcionamento do corpo. Lembre-se de não comer apenas snacks, mas também frutas e saladas, para que a saúde não seja comprometida nem a viagem.

Pesquise os melhores alimentos para levar, que permaneçam bons mesmo no calor ou durem muitas horas sem refrigeração. É comum que ocorra problemas de digestão, nesses casos, dores no estômago ou indigestão, por isso é preciso escolher bem.

5 – Entretenimento durante a viagem

Viagens longas são cansativas e, para passar o tempo no carro, é interessante montar uma playlist de músicas para ouvir durante o caminho, afinal, pegar a estrada é um dos diversos momentos da vida que combinam com música. Dormir e jogar também são ótimas formas de passar o tempo.

6 – Lista de utensílios

Faça uma lista de tudo que será preciso levar, como água, comida, cabos USB, bolsa térmica, talheres, remédios, documentos etc. Isso irá colaborar para que nada seja esquecido.

7 – Preparação para acampar

Nem sempre as coisas ocorrem como planejado, então esteja preparado para acampar caso seja necessário (ou caso queira economizar em pousadas). Leve barraca, lanterna, pilhas e o que mais achar útil. Caso seu carro seja uma van ou seja grande o bastante, é possível até dormir no próprio veículo, em estacionamentos de postos de gasolina ou campings. Lembre-se de pesquisar os locais mais seguros antes de se aventurar.

Quer saber mais sobre outros artigos? Continue navegando no blog do Clube Candeias, o maior clube de turismo programado do Brasil. Clique aqui e saiba mais.


Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?