Primeira viagem de avião? Como diminuir a ansiedade?

Viajar de avião pela primeira vez pode ser assustador, especialmente para quem está embarcando sozinho e a ansiedade pode aparecer, causando uma série de obstáculos naquilo que deveria ser uma viagem tranquila. Muitas pessoas até desistem de embarcar em decorrência do estresse causado pela ansiedade. Entretanto, não é necessário chegar a esse ponto, pois adotando algumas práticas e recomendações, será possível gerenciar melhor esse problema.

Compilamos algumas dicas que podem ser muito úteis para quem está ansioso e com medo da primeira viagem de avião. Continue a leitura e veja o que fazer:

Procure chegar com antecedência ao aeroporto

Ter um tempo sobrando antes de pegar o avião pode fazer toda a diferença, especialmente, porque será possível fazer tudo com calma e tendo a certeza de que está tudo certo.

Sendo assim, chegue com antecedência ao aeroporto. Afinal, depois do check-in, ainda vai sobrar tempo para relaxar um pouco!

Entenda o avião

Não é raro que muitas pessoas fiquem ainda mais ansiosas no primeiro voo de avião com os barulhos da aeronave. Para diminuir a tensão gerada vale a pena ler e pesquisar sobre ruídos normais, choques e turbulência. Por exemplo, é normal – e até esperado – que o avião chacoalhe um pouco quando está prestes a pousar ou que a bagagem de mão mude um pouco de posição quando a aeronave está decolando.

Use a lógica

A ansiedade, em boa parte dos casos, tem origem em pensamentos catastróficos sem sentido algum. Por isso, ainda na fase de preparação, procure conhecer o que faz um avião ser tão seguro. Assim, você não vai se desesperar com qualquer coisa e perceberá que não tem razão ficar com medo por uma pequena turbulência, sendo que os aviões são projetados para suportar situações extremas.

Tenha em mente seu destino

Desviar o pensamento também ajuda a diminuir os níveis de ansiedade no primeiro voo. Leve uma foto do destino, uma imagem do parente que está indo encontrar ou qualquer outra coisa que ajude a se concentrar no motivo da viagem.

Outro método interessante é imaginar-se em um lugar onde você se sinta bem, seguro e confortável, durante o trajeto.

Evite o café e o vinho

É comum que algumas pessoas ansiosas apelem para uma dose de vinho para acalmar os nervos ou tomem um café para distrair. São bebidas saborosas, mas é melhor evitar, uma vez que podem agravar os problemas com a ansiedade, além de deixar você mais desidratado.

A recomendação é ter uma refeição leve antes do voo e dar preferência a água. Também é válido levar um lanchinho como nozes ou palitos de cenoura para consumir durante a viagem.

Evite as janelas

A ansiedade pode acabar sendo potencializada se a pessoa tem medo de altura. Se esse for o caso, a melhor ideia é não se sentar nas janelas. Optar por assentos no corredor também é interessante pelo conforto, pois permite esticar melhor as pernas e se movimentar com mais facilidade.

Clube Candeias

Que tal planejar sua próxima viagem com quem entende do assunto? O Clube Candeias conta com uma rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagens. Além disso, os associados têm acesso a uma série de benefícios, como descontos e recompensas. Acesse o site e saiba mais em https://www.clubecandeias.com/




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?