Quais os cuidados ao mergulhar?

Mesmo com toda a diversão, atividades radicais como o mergulho exigem muitos cuidados de segurança, afinal, somente assim será possível garantir uma aventura tranquila.

Prática do mergulho

O mergulho é uma atividade ideal para quem gosta de se aventurar e tem curiosidade para conhecer o local mais a fundo, literalmente. A atividade consiste em submergir com aparelhos adequados para auxiliar na respiração, e assim, explorar as águas e a vida marinha sem empecilhos. Contudo, também é possível realizar o mergulho sem aparelhos, apenas prendendo a respiração, mas, por consequência, a experiência dura menos tempo e possui mais intervalos.

Quais cuidados é preciso tomar ao mergulhar?

Apesar de ser uma atividade muito atraente, não é possível deixar os cuidados de lado na hora de praticar porque, de toda forma, ainda se trata de um esporte com riscos. Para realizar a prática com segurança, é importante se ater aos seguintes fatores:

1. Mergulhar em locais adequados

Existem diversas cidades com especialistas que irão auxiliar no mergulho seguro, em locais onde não existem ameaças naturais. Ao decidir mergulhar por conta própria e sem supervisão, há o risco de se deparar com surpresas desagradáveis, então, opte sempre pela aventura aliada à segurança e pratique o esporte de maneira adequada, com companhia e seguindo orientações.

2. Não faça brincadeiras durante o mergulho

É comum que as pessoas procurem brincar ou se divertir em grupo em situações como essa, mas, infelizmente, esta prática pode provocar acidentes graves. Como durante o mergulho só há o oxigênio fornecido por aparelhos ou pela respiração presa, é preciso tomar cuidado para evitar acidentes que resultem na perda desse oxigênio. Para isso, opte por uma experiência tranquila e longe de brincadeiras, mesmo que sejam inofensivas.

3. Siga atentamente às instruções fornecidas e tire suas dúvidas

Antes de qualquer atividade radical, o comum é que o instrutor forneça todas as informações necessárias e retire as dúvidas. Preste muita atenção e não hesite em perguntar, afinal, quanto mais conhecimento sobre a atividade praticada, com mais segurança e tranquilidade a atividade será realizada.

4. Não pratique a atividade sob o efeito de álcool

Apesar de muitas pessoas gostarem dos drinks para acompanhar seus passeios e viagens, é importante deixá-los de lado na hora de praticar esportes radicais. Por isso, para proteger a sua vida, deixe a bebida de lado na hora de mergulhar. Assim, sua experiência será muito mais segura.

Cidades para praticar mergulho

Agora que você já sabe as melhores dicas para se manter seguro enquanto mergulha, confira algumas cidades onde é possível praticar a atividade:

1. Fernando de Noronha, PE

Este belíssimo local em Pernambuco é uma excelente alternativa para quem quer aproveitar a praia e ainda praticar o mergulho. Com uma das reservas marinhas mais protegidas em território nacional, Fernando de Noronha possui uma incrível diversidade de locais para mergulhar, com espaço para pessoas de níveis iniciantes até os mais profissionais.

2. Arraial do Cabo, RJ

Que o estado do Rio de Janeiro é conhecido por sua beleza muita gente sabe, mas vale dizer que a cidade de Arraial do Cabo possui belas estruturas para a prática do mergulho. Além de possuir a atividade em mais de 20 pontos, o local é considerado um dos melhores para mergulhadores iniciantes.

3. Recife, PE

A capital de Pernambuco não fica para trás. A cidade conta com diversos pontos para mergulho e uma vasta diversidade de animais marinhos como tartarugas, arraias e corais para serem observados pelos mergulhadores.

Clube Candeias

Para participar destas e outras aventuras pelo Brasil e, até mesmo, pelo mundo, o Clube Candeias oferece hospedagens a preços acessíveis para garantir o conforto e a diversão de todos os amantes de viagens.

Clique aqui e saiba como ser um associado do Clube Candeias.




Gostou deste artigo? Deseja receber mais conteúdos como este?